Sexta-Feira, 07 de Agosto de 2015, 16h58
Semana do Bebê reúne cerca de 200 mães e crianças em VG
Da Redação
Visando garantir saúde e bem estar social às gestantes e bebês, a Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande, por meio do projeto ‘Laços Maternos’, promoveu nesta manhã de sexta-feira (07), o encerramento da Semana do Bebê. A programação elaborada foi alusiva a Semana Mundial do Aleitamento Materno e reuniu cerca de 200 mulheres, entre gestantes e mães de bebês até 6 meses de idade. O encerramento ocorreu no Salão de Convivência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Cristo Rei.
A gestante Micheli Dias da Silva, 23 anos, dona de casa e mãe de dois filhos, disse que o projeto revolucionou sua vida, pois elevou sua autoestima, além de estimular a busca de seus ideais. "Já voltei a estudar e quero no futuro próximo me tornar uma profissional de destaque no mercado de trabalho”.
De acordo com a dona de casa, Leidi Laura, 29 anos, mãe de dois filhos, que está sendo acompanhada pelo projeto deste o início da gravidez, lhe ofereceu conhecimento e capacitação profissional. “Aqui é um espaço de integração e troca de experiências e acima de tudo de capacitação. Aprendi a ter cuidados especiais com meus filhos e comigo mesma. Estou confeccionando o enxoval do meu filho, com isso, vou fazer tudo com mais amor, detalhes e com profissionalismo que recebo nas aulas de costura, bordado, crochê e tricô, e melhor ainda economizo dinheiro”.
A diarista Lúcia Francisca da Silva, 29 anos, grávida de seis meses do primeiro filho, compartilha do mesmo pensamento de Micheli e Leidi. “Este projeto nos ajuda a ocupar a cabeça e nos aconselha a ter um planejamento familiar. Estou aprendendo e quero confeccionar todo enxoval do meu filho e depois do nascimento dele vou produzir para vender e com isso incrementar minha renda familiar”.
A juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Várzea Grande, Renata do Carmo Evaristo Parreira, ficou surpreendida com o trabalho desenvolvido pela Assistência Social. “A sociedade necessita disso, que os laços entre mães e filhos sejam fortalecidos. É uma bela iniciativa do poder público municipal de incentivar e estimular esta conduta do querer bem da família. Este projeto é um exemplo de inclusão social e que no futuro essas pessoas cresçam profissionalmente evitando assim risco social. Que a Administração Pública continue desenvolvendo estas ações que são de suma importância para a população”, enfatizou a juíza.
Conforme a secretária de Assistência Social, Kathe Maria Martins, o projeto é um trabalho de muito amor e dedicação às mães e futuras mães. O objetivo do ‘Laços Maternos’ é fortalecer laços familiares, além de inserir este público em cursos de qualificação como artesanato, costura, entre outros. “Oferecemos conhecimento e capacitação, muitas mães estão preparando seu próprio enxoval depois que participou do curso de corte e costura. Outras estão produzindo e comercializando e adquirindo fonte de renda. Com a parceria da Secretaria de Saúde o projeto se completa nas ações de prevenção a saúde da gestante e da criança. Desenvolvemos um trabalho social em prol da família, com isso, estamos abrindo caminhos para que as famílias sejam fortalecidas em Várzea Grande.
No evento ouve palestras sobre Aleitamento Materno e Cuidados com Bebê. A palestrante foi a enfermeira da Secretaria de Saúde, Ana Carla Gracioli. Também foi entregue kits de bebê para as mães do mês. Para as mães presentes, profissionais da saúde realizaram pesagem, medição e avaliação do cartão de vacina do bebê.
Sorriso registra redução da criminalidade no primeiro semestre de 2025
Sábado, 12.07.2025 07h52
TJMT sobe seis posições no ranking
Sábado, 12.07.2025 07h45
MT amplia educação profissional e quer atingir 63 cidades até 2026
Sábado, 12.07.2025 06h32
Profissionais da saúde de Cuiabá são capacitados
Sábado, 12.07.2025 05h45
Pais e filhos podem realizar filiação socioafetiva
Sábado, 12.07.2025 04h29