Sexta-Feira, 14 de Março de 2014, 16h29
Seminário fortalece papel social da ODM
Da Redação
A Assembleia Legislativa realiza nesta sexta-feira e sábado, no Hotel Fazenda Mato Grosso – localizado no Coxipó, em Cuiabá , o seminário de capacitação do Núcleo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Estadual e Regional.
O superintendente de Planejamento Estratégico da AL, Abílio Camilo Fernandes Neto, afirmou que o seminário tem o objetivo de capacitar os representantes dos núcleos municipais para a coordenação das atividades de estruturação do Núcleo ODM.
Segundo ele, já existem dez municípios que fazem parte da discussão. “A meta é atingir, até agosto deste ano, 30 municípios mato-grossenses. O nosso foco é municipalizar as ações da ODM junto às comunidades, levando-as os oito jeitos de mudar o mundo”, disse Abílio Fernandes.
No encontro de hoje, representantes de diversas instituições privadas e entidades públicas participaram do seminário. Eles vieram de Cáceres, Sinop, Várzea Grande e Cuiabá. Mas para participar do Núcleo, segundo Fernandes, as organizações adesa ao ODM.
Durante o seminário, as pessoas interessadas em trabalhar os oito jeitos de mudar o mundo serão capacitadas para realizar mobilização e oficinas de indicadores, mostra de projetos e de planejamento. O que será fundamental para coordenar as atividades de estruturação do Núcleo ODM.
Fernandes explicou ainda que o principal desafio assumido em 2000, durante a Cúpula do Milênio, em Nova Iorque, por líderes de 191 países foi o de eliminar a fome e a extrema pobreza no planeta até 2015. Segundo o superintendente, dois municípios mato-grossenses – Juruena e Cuiabá - já foram agraciados com o Prêmio ODM por apresentarem projetos voltados à ação social e de meio ambiental. Este ano, entidades ligadas aos municípios de Sinop, Lucas do Rio Verde e Cuiabá concorrem a novas premiações. Para a representante do Rotary de Cuiabá/Porto, Rosa Morceli, a Assembleia Legislativa está à frente de muitas instituições por se preocupar com questões que deveriam ser discutidos pelo Executivo estadual.
“Estou há 25 anos nessa luta. Aqui posso aprender e passar um pouco da minha experiência, porque discutir e encontrar soluções para minimizar as questões sociais não é nada fácil”, disse Morceli. Os objetivos da ODM estão focados em oito pontos. Acabar com a fome e a miséria; garantir educação básica de qualidade; promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde da gestante; combater a AIDS, a malária; promover a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente e ter todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Amanhã (15), as atividades começam às 8 horas e com o término previsto para às 16:45. No período matutino será realizada a oficina de planejamento do Núcleo ODM e, à tarde, os participantes farão a oficina dialogando sobre o desenvolvimento local.
Cuiabá inicia construção de faixas na Av. Parque do Barbado
Sábado, 05.07.2025 10h35
Visitas técnicas valorizam agricultura familiar em VG
Sábado, 05.07.2025 10h20
Obras no Pronto-Socorro de VG começam na terça
Sábado, 05.07.2025 09h03
Cuiabá entrega dados de seis meses de gestão ao TCE
Sábado, 05.07.2025 08h20
TJ manda aérea indenizar família por cancelamento de voo e extravio de bagagem
Sábado, 05.07.2025 08h00