Quinta-Feira, 30 de Maio de 2019, 01h16
Semob apresenta medidas adotadas em cumprimento a decisão do TCE
Da Redação
O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Guilherme Antonio Maluf, esteve reunido com o secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Antenor de Figueiredo Neto; o diretor de Transportes da Semob, Nicolau Jorge Abudib; e o controlador interno, Marcus Antônio de Souza Brito, para discutir o cumprimento das determinações feitas pelo TCE no julgamento de uma auditoria operacional realizada no transporte coletivo de Cuiabá há dois anos. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (29/05) no gabinete do conselheiro, que é relator do monitoramento das determinações feitas à Semob para reparação de irregularidades.
A auditoria operacional do Transporte Coletivo Urbano de Cuiabá e Várzea Grande foi realizada em 2017 pela então Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do TCE e envolveu a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande (SMSPMU), Agência Municipal de Regulação e Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) e Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp/MT). O objetivo foi avaliar a gestão do sistema de transporte coletivo, evidenciar as principais causas que afetam a qualidade do serviço, bem como identificar boas práticas e propor ações de melhoria. Ao todo foram feitas 34 recomendações aos órgãos competentes.
O secretário da Semob, Antenor de Figueiredo Neto, informou ao conselheiro Maluf que todas as recomendações feitas pelo TCE/MT à Prefeitura Municipal de Cuiabá e que constam no processo (Acórdão nº 637/2016-TP) estão sendo cumpridas, sendo que algumas delas constam no objeto do Termo de Referência da licitação lançada recentemente. Ressaltou que o procedimento foi adaptado para qualquer modal que seja implantado futuramente, VLT ou BRT. As ações da Semob estão sendo acompanhadas no processo de Monitoramento nº 10.230-0/2018.
Foi discutida ainda a manutenção do Programa Buscar, que segundo informou o secretário da Semob, está contemplado na nova licitação, com previsão de obrigações, para melhora na prestação do serviço. Antenor também confirmou a reestruturação da Semob, para que haja melhoria do desempenho da gestão, especialmente no que diz respeito à fiscalização. Por fim, também foi defendida a necessidade de regulamentação do transporte via aplicativo, para segurança dos usuários.
Justiça inocenta homem por matar desafeto após levar soco no rosto em MT
Domingo, 06.07.2025 22h00
Erro em BO faz Justiça condenar idosa a indenizar família de morto em Cuiabá
Domingo, 06.07.2025 21h58
Justiça condena empresário a indenizar secretária de MT por acusação sem prova
Domingo, 06.07.2025 20h05
Nova diretoria da Bem-Estar Animal foca em acolhimento
Domingo, 06.07.2025 20h04
Aquário Municipal de Cuiabá recebe mais de 300 mil visitantes
Domingo, 06.07.2025 19h39