Segunda-Feira, 07 de Abril de 2014, 11h43
Servidores comemoram aniversário de Cuiabá
Da Redação
A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou nesta sexta-feira (04) uma programação especial para comemorar os 295 anos de Cuiabá, celebrado no próximo dia 8 de abril.
Os servidores foram presenteados com apresentações culturais, entre elas de cururi e siriri, recital de poesias e coral.
O secretário municipal de educação, Gilberto Figueiredo, lembrou que veio para Cuiabá quando tinha apenas 7 anos de idade, mas não saiu mais e foi nessa cidade que constituiu família. “Não poderia deixar de agradecer essa cidade que me acolher tão bem. Pra mim é uma satisfação comemor mais um aniversário de Cuiabá”.
A secretaria-adjunta Marioneide Angélica Kliemaschewsk, disse que, apesar de também não ser cuiabana, se sente orgulhosa de morar nessa terra. “Uma das principais características dessa cidade é o povo acolhedor e pode ter certeza que muito mais importante do que o calor tropical é o calor humano, e isso faz a diferença em toda a sociedade”.
O coral “Flor de Piqui”, formado por servidores da secretaria e sob a regência da maestrina Rosilene, cantou as músicas “Cuiabá Cidade Verde” e “Cuiabá Muito Prazer”.
O secretário aproveitou a oportunidade para informar que vai reativar o coral da secretaria e intensificar as ações ligadas à cultura nas unidades de ensino.
O professor e historiador Pedro Félix, servidor da SME, fez um breve relato da história de Cuiabá. Ele falou da fundação da cidade e contou algumas curiosidades sobre o nome da capital matogrossense, a descoberta do ouro e o surgimento dos primeiros arraiais, como o de Nossa Senhora da Penha e Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
A educadora musical do Programa Saúde do Trabalhador da SME, Rosilene Siqueira, recitou a poesia “Minha Linda Cuiabá”, de sua própria autoria.
Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Francisco Pedrosos da Silva, do bairro São Francisco, deram um show de apresentação com o cururu e siriri.
A apresentação é parte integrante do projeto “Musicalização através da Viola de Cocho”, coordenador pelo professor de música Thomas Flaviano.
Segundo o professor, o projeto envolve aproximadamente 30 alunos com idade entre 9 e 12 anos. “Trabalhamos a cultura regional e as manifestações musicais. Através da viola de cocho ensinamos música e dança aos alunos”, explica o professor.
Primeira-dama de Cuiabá articula nova praça no Distrito do Sucuri com academia e playground
Sábado, 19.07.2025 10h48
Conferência das Cidades em Cuiabá destaca meio ambiente e saneamento
Sábado, 19.07.2025 10h08
Governo de MT inaugura escola indígena em Juína
Sábado, 19.07.2025 09h46
Venda da Santa Casa causa incerteza entre empresas notificadas
Sábado, 19.07.2025 09h10
Cuiabá faz plantão de atendimentos para programa habitacional
Sábado, 19.07.2025 08h57