Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2015, 15h57
Servidores do Detran participam de workshop sobre Ética e Cidadania
Da Redação
“É visível a transformação pela qual o Detran vem passando, como também era visível a imagem que ele tinha. O conceito deste Governo é prestar atenção à ética, à legalidade e à moralidade. Alguns conceitos mudam com o tempo, outros não mudam,e agora, vocês estão vivendo um momento ímpar”, disse a secretária de Transparência, Adriana Vandoni, aos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) na abertura do Workshop “Ética e Cidadania para a Cultura da Transformação”, realizado na manhã desta quarta-feira(23), no auditório da autarquia.
A palestra ‘Ética e Cidadania no Serviço Público’, conduzida pelo analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União - Regional Mato Grosso, Mauro Kosis, apresentou o conceito de ética e sua importância nas tomadas de decisões, principalmente porque o servidor é um representante do órgão ao qual está inserido. “A ética não é um conceito novo, ela já é estudada historicamente, mas é necessário que existam programas de capacitação e é importante que todos monitorem a ética, não apenas o gestor tem esta responsabilidade”, explicou Kosis.
Com a palestra ‘O Jogo da Ética’, a secretária Executiva do Conselho de Ética do Estado de Mato Grosso, Valéria Nogueira, apresentou tecnicamente as questões legais que envolvem a ética no poder público e aplicou entre os participantes “o jogo da ética – o jogo que ninguém perde”, que mostra as diferenças de opinião. A secretária demonstrou também que o conceito ético envolve a personalidade, a conduta e os valores e, no caso do poder publico, é mensurado não pelo julgamento da aparência, mas pela tridimensionalidade que apresentam o fato, o valor e a norma.
O presidente do Detran-MT, Rogers Elizandro Jarbas, disse que a autarquia realmente tem mudado no decorrer dos meses, mas tem ainda muito o que melhorar. “Acredito que o ensinamento de hoje enriquece em conhecimento e, nesse processo de reconstrução, cada um dos servidores tem se imbuído na dinâmica de melhorar não só na área finalística e técnica, mas também no campo ético”, finaliza o presidente.
Justiça inocenta homem por matar desafeto após levar soco no rosto em MT
Domingo, 06.07.2025 22h00
Erro em BO faz Justiça condenar idosa a indenizar família de morto em Cuiabá
Domingo, 06.07.2025 21h58
Justiça condena empresário a indenizar secretária de MT por acusação sem prova
Domingo, 06.07.2025 20h05
Nova diretoria da Bem-Estar Animal foca em acolhimento
Domingo, 06.07.2025 20h04
Aquário Municipal de Cuiabá recebe mais de 300 mil visitantes
Domingo, 06.07.2025 19h39