Segunda-Feira, 14 de Julho de 2025, 11h53
INCÊNDIOS
Servidores do TCE-MT passam por capacitação
Da Redação
Cerca de 90 Servidores de todas as unidades do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) participaram do Curso de Formação de Brigada de Incêndio. A capacitação foi promovida pela Escola Superior de Contas em parceria com o Gabinete Militar do TCE-MT, entre os dias 9 e 14 de julho.
Ao longo de cinco dias, os participantes aprenderam sobre atendimento pré-hospitalar, emergências clínicas, primeiros socorros, combate a incêndios e uso correto de equipamentos de segurança contra incêndios, como extintores e hidrantes. Além disso, a formação atende a requisitos exigidos para a obtenção do alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o coordenador do Gabinete Militar do TCE-MT, tenente-coronel Sadá Ribeiro Parreira, o curso é uma capacitação periódica essencial para garantir a segurança de todos os servidores e a preservação do patrimônio público.
“O Tribunal já possui uma brigada, e esse tipo de treinamento acontece a cada um ano ou um ano e meio. Com essa turma, são cerca de 100 servidores preparados para agir em emergências, evitando tragédias e danos materiais, e garantindo a continuidade dos serviços da Corte de Contas”, afirmou Parreira.
O sargento Hugo Jorge destacou os principais temas abordados durante a capacitação. “Eles estão aprendendo a realizar primeiros atendimentos em casos clínicos e a combater princípios de incêndio. Também é um aprendizado fundamental para garantir uma evacuação segura em situações de risco”, explicou.
Instrutora do curso, a bombeira civil Ana Paula Bianchi reforçou que, além de preparar os servidores para emergências no ambiente de trabalho, o conhecimento pode ser aplicado em outras situações do dia a dia. “Eles aprendem o básico, como usar corretamente os extintores e prestar socorro sem agravar o estado da vítima. O mais importante é manter o controle emocional, pois isso faz toda a diferença até a chegada do atendimento especializado.”
Para o segundo sargento da Polícia Militar e servidor do TCE-MT, Manuel Ferreira Lima Júnior, que participou do curso pela segunda vez, o treinamento é essencial. “Esse conhecimento pode ser utilizado tanto no local de trabalho quanto fora dele. A capacitação é geral e envolve servidores de diversos setores, garantindo que todos estejam preparados para agir diante de uma emergência.”
O curso foi realizado no espaço Viver Treinamentos, com aulas teóricas e práticas, promovendo uma formação completa voltada para a segurança coletiva e a valorização da vida.
Cooperativa pede na justiça Corolla apreendido com faccionado que girou R$ 65 mi
Domingo, 20.07.2025 12h25
Biodiversidade de MT ganha destaque em feira mundial
Domingo, 20.07.2025 10h57
STJ nega trancar ação de filha que matou pai por causa de cama
Domingo, 20.07.2025 10h55
Riscos geológicos e inexperiência podem comprometer execução de obra
Domingo, 20.07.2025 10h31
Hospital Regional de Rondonópolis realizou 36 mil cirurgias em 6 anos
Domingo, 20.07.2025 09h37