Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020, 19h15
Setasc intensifica atuação em defesa dos direitos da criança e do adolescente
Da Redação
Mais de 25,4 mil crianças e adolescentes foram atendidas pelos Serviços de Convivências e Fortalecimento de Vínculos, realizados pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) em Mato Grosso. A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), que coordena a política de assistência social no âmbito estadual, também tem como atribuição realizar o apoio técnico e financeiro aos municípios do Estado que executam os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.
As ações desenvolvidas, voltadas para a garantia dos direitos da infância e adolescência, têm como base o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que completou 30 anos de existência no dia 13 de julho.
A secretária da Setasc, Rosamaria de Carvalho, ressaltou o compromisso do atual Governo do Estado em priorizar as ações voltados à área social buscando atender e implementar novas iniciativas principalmente na infância e na adolescência. Ela destacou ainda o papel voluntario exercido pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, na execução de programas atribuídos à Pasta.
“A primeira-dama Virginia Mendes tem atuado sempre com foco na melhoria da qualidade de vida da população e em especial às crianças e adolescentes, que são o futuro da nossa nação”, enfatizou.
A Setasc, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), também tem atuado de forma intensa na defesa dos direitos da criança e do adolescente. O Peti, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), compreende o trabalho social com famílias e a oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho infantil, identificados no Cadastro Único.
O programa tem abrangência nacional e se desenvolve de forma articulada pelos entes federados, com a participação da sociedade civil, tendo como objetivo contribuir para a retirada de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 (dezesseis) anos em situação de trabalho, ressalvada a condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos.
No âmbito do Estado de Mato Grosso, temos um total de 19 Municípios que desenvolvem as Ações do Peti: Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Juara, Juína, Juruena, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.
Estima-se que no Cadastro Único, dados contabilizados até março deste ano, tenham 464.019 crianças e adolescentes, representando 37% de pessoas cadastradas. Deste público, 284.735 são beneficiários do Bolsa Família, recebendo em média um valor de R$ 167,78 de benefício. Das que possuem perfil para o programa e não são beneficiárias são 21.238 crianças e adolescentes vivendo situações diárias de pobreza.
Live
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-MT), que é vinculado à Secretaria Adjunta de Direitos Humanos da Setasc, realizará na quinta-feira (16.07), às 9h, 30 Anos de Estatuto da Criança e Adolescente, Trajetória e Desafios do CEDCA-MT. A transmissão será feita através do Canal no Youtube, Setasc Comunica.
A presidente do Cedca, Suzy Rosely Cândido da Costa, explica que no encontro virtual os cinco ex-presidentes da instituição e mais participantes falarão sobre os principais desafios e avanços conquistados em cada gestão na luta pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
TJ proíbe fisioterapeuta de "stalkear" atual de empresário dos transportes em MT
Sábado, 05.07.2025 20h00
Limpurb atende mais de mil pontos de iluminação em Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 18h03
Conheça centro de educação ambiental inaugurado em MT
Sábado, 05.07.2025 17h55
MT Hemocentro realiza capacitação em aférese
Sábado, 05.07.2025 17h00
Alunos de escolas de Cuiabá entram em férias nesta segunda
Sábado, 05.07.2025 16h45