Segunda-Feira, 27 de Março de 2023, 17h03
SAÚDE
Sindicato cobra pagamentos de atrasados em Cuiabá
Da Redação
O presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso(Sindimed-MT) se reuniu nesta segunda-feira com a Interventora Danielle Carmona para discutir, precisamente, as pautas que deram causa ao pedido de intervenção: Homologação do Concurso e Convocação de todos os médicos Aprovados e do Cadastro de Reserva para atuarem na Atenção Secundária; O enquadramento dos atuais médicos nas cargas-horarias de 24 e 40 horas semanais; Contratos temporários e os; Pagamentos dos incentivos e plantões em atraso desde agosto de 2022. A intervenção que é resultante de denúncias feitas pelo sindicato de irregularidades praticadas pela gestão municipal de Cuiabá como o corte de mais de 200 vagas no concurso público para médicos da atenção secundária.
A representação então foi feita pelo Ministério Público Estadual ao Tribunal de Justiça para que houvesse a intervenção. Na reunião o presidente do Sindimed-MT Adeildo Lucena apresentou suas preocupações e solicitou providências urgentes para que as determinações do Tribunal de Justiça fossem cumpridas.
“É de suma importância que os pagamentos dos incentivos atrasados se realizem para que o Gabinete da Intervenção tenha credibilidade com os médicos, já que estes estão cansados de trabalhar e não receber do Município”, frisou Adeildo.
A Interventora apontou os desafios da gestão, a preocupação com a garantia de médicos para o preenchimento das escalas e com a moralização das contratações. Na oportunidade, apresentou ao sindicato o edital para contratação direta de profissionais, publicado em 24 de março de 2023 e reafirmou seu compromisso com cumprimento das determinações da justiça, principalmente para garantir um atendimento de qualidade a população, uma vez que encontrou boa parte dos serviços paralisados.
Ela também garantiu que irá adotar as providências para verificar a viabilidade de pagamento dos incentivos atrasados, além de dar início aos procedimentos para que os médicos que já concursados tenham a oportunidade de mudar sua carga-horária. Como entidade o Sindicato se comprometeu a ajudar na publicidade da oferta de vagas temporárias, para que seja possível o preenchimento das escalas até que sejam convocados os médicos aprovados no concurso.
“O Sindicato se coloca a disposição para manter um diálogo permanente e ressaltou a importância dos trabalhados do Gabinete da Intervenção, já que existe muita expectativa da categoria, sobretudo para colocar fim a precarização das condições de trabalho e garantir o fim da pejotização exploratória da mão-de-obra médica e a dignidade dos profissionais no exercício da Medicina”, finalizou Adeildo.
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33
Sargento vira réu após flagrado bêbado e chutar soldado da PM
Sábado, 19.07.2025 15h02
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37
MPF arquiva inquérito sobre hidrelétrica em terra indígena em MT
Sábado, 19.07.2025 13h40