Cidades

Terça-Feira, 07 de Julho de 2020, 16h24

Sinop e Rondonópolis ultrapassam 2,7 mil casos de covid

Khayo Ribeiro

Gazeta Digital

Com sinalização do governo estadual para adesão ao 'lockdown', quarentena coletiva obrigatória, Sinop (480 km de Cuiabá) e Rondonópolis (214 km da capital) já registraram mais de 2,7 mil casos de contágio pela covid-19 e seguem com o comércio em funcionamento.

Em Sinop, a prefeita Rosana Martinelli (PL) baixou decreto na última quarta-feira (01) reduzindo o horário de funcionamento do comércio e adiantando o horário de início do toque de recolher.

Na sexta-feira (03), a chefa do Executivo municipal determinou, por meio do decreto nº 156/2020, o fechamento de bares e tabacarias pelo período de dez dias. Com mais de 142 mil habitantes, a cidade já registrou 554 casos de contágio pela covid-19, dos quais 30 evoluíram para óbito dos pacientes.

À frente de Sinop em número de casos, Rondonópolis é a terceira cidade de Mato Grosso com maior registro de contágios e mortes pelo coronavírus. Diante deste cenário, a Prefeitura do município recorreu no Supremo Tribunal Federal e suspendeu decisão anterior da Justiça que determinava lockdown no município, permitindo assim a reabertura do comércio nesta segunda-feira (06).

O lockdown havia sido determinado como medida extrema de contenção ao avanço da covid-19 na cidade, que já registrou mais de 2,1 mil casos de contágio e 71 mortes pela doença, segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.

Informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgados na última sexta-feira (03) apontam que ambas as cidades estão com recomendações para adotarem a quarentena coletiva obrigatória. De acordo com a pasta, os municípios estão com classificação de risco “Muito Alta” para a covid-19, baseado em parâmetros estabelecidos no decreto nº 532.

 

Confira também: Veja Todas