Cidades

Quinta-Feira, 14 de Maio de 2020, 08h10

Sistema corporativo da Polícia Civil passa a contar com assinatura digital em documentos

Da Redação

O Centro de Tecnologia da Informação da Polícia Civil de Mato Grosso atualizou nesta quarta-feira (13.05) o módulo Cartorium do GEIA (conjunto de sistemas corporativos da instituição). O Cartorium passa a possibilitar assinatura digital dando validade jurídica a todos os documentos gerados no sistema.

Com esse nova modalidade eletrônica, os despachos e documentos feitos no sistema não precisarão mais serem impressos o que, futuramente, vai gerar economia de papel.

Nesta atualização, o sistema passa a utilizar o novo repositório de objetos (arquivos, fotos, documentos assinados e outros), que é composto por três servidores montados em um cluster distribuído que permite mais segurança na guarda e disponibilidade dos arquivos por anos.

Conforme o coordenador de Tecnologia, investigador Fábio Arruda Goes Ferreira, para o sistema esse mecanismo parece um simples armazenador, mas, foram quase dois meses de estudos e testes antes de ligá-lo em ambiente de produção. Nessa versão já estão disponíveis os documentos solicitados pelo Ministério Público Estadual, entre outras melhorias. ´

"Ao longo dos próximos dias, a equipe começará de fato a ligação dos dados entre os sistemas da Polícia Civil (GEIA), e  o do Poder Judiciário (PJe)", explicou o coordenador.

Confira também: Veja Todas