Terça-Feira, 18 de Março de 2025, 13h29
SALVE
Supostos faccionados vão a júri por morte de homem
VINICIUS MENDES
Gazeta Digital
Moacir Peixoto Soares da Silva e Wilton Rodrigues Galvão devem ser julgados pelo Tribunal do Júri de Cuiabá nesta terça-feira (18) pelo homicídio de Edilson Rodrigues de Souza e pela tentativa de homicídio de L.J.S., ocorridos no ano de 2022. Os suspeitos teriam aplicado um “salve” (punição por parte de facções criminosas) nas vítimas.
Conforme os autos do processo, o crime ocorreu na madrugada do dia 19 para o dia 20 de outubro de 2022, às margens do córrego que fica próximo à rua Cantagalo, no bairro Planalto.
Na noite do dia 19 os suspeitos viram Edilson atear fogo na casa de uma mulher. A vítima foi perseguida e espancada na rua. Ao passarem em frente a um bar a vítima L.J.S. perguntou o motivo de estarem agredindo Edilson, mas acabou sendo detido pelos suspeitos também, sob a acusação de ter ajudado a incendiar a casa.
A vítima afirmou que não ajudou Edilson, o que foi confirmado por outras pessoas que estavam no bar, mas acabou sendo levada também até a margem do córrego. Os dois homens foram espancados com pedaços de madeira, chutes e socos durante boa parte da noite enquanto os suspeitos aguardavam a decisão da liderança do Comando Vermelho sobre o que fazer com eles.
Já pela manhã os líderes da facção mandaram soltar a vítima L.J.S., pois não tinha nada a ver com o incêndio, mas Edilson permaneceu no local sendo espancado.
A vítima que escapou conseguiu se arrastar até a uma rua onde obteve ajuda para ser levada ao hospital. O homem ficou cerca de 20 dias sob cuidados médicos e teve que se alimentar apenas com líquidos por 30 dias. Ele sofreu fraturas no maxilar, crânio, costela e também no pé esquerdo.
Já Edilson, que continuou sendo agredido, foi depois deixado às margens do córrego para morrer. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal de Cuiabá, mas não resistiu e morreu horas depois. Ele sofreu diversos golpes na face e cabeça em geral, além de também ter sido agredido com violência no tórax, tendo algumas costelas quebradas. Ele morreu em decorrência de traumatismo cranioencefálico.
Dois dos suspeitos, Moacir e Wilton, foram presos e denunciados pelo homicídio tentado e pelo homicídio consumado, com as qualificadoras de motivo torpe, emprego de tortura e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. O julgamento está agendado para a manhã de hoje (18).
Programa já recebeu 69 mil cadastros em Cuiabá
Sábado, 02.08.2025 11h05
Prefeitura reforma no Hospital da Lions com novo padrão de leitos
Sábado, 02.08.2025 10h54
TJ mantém condenação de Mikael Chumaqui por tráfico de drogas em MT
Sábado, 02.08.2025 10h15
Conferência Municipal de Saúde encerra com propostas
Sábado, 02.08.2025 09h03
Cuiabá oferece aulas de defesa pessoal para mulheres
Sábado, 02.08.2025 08h37