Cidades

Quinta-Feira, 16 de Março de 2017, 12h24

EDUCAÇÃO

Taques confirma concurso para 5,7 mil vagas; custo será de R$ 6 milhões

Da Redação

 

O governador Pedro Taques anunciou nesta quinta-feira (16) que irá assinar, nos próximos dias, o edital do concurso público para a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc). O anúncio foi feito durante a inauguração da Escola Estadual Filogônio Corrêa, no Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá. Ao todo, serão 5.748 vagas, entre todos os níveis de formação.

De acordo com Taques, o certame servirá para dar estabilidade e tranquilidade aos profissionais que hoje são contratados temporariamente.

"Nós podemos construir escolas bonitas como essa, porém, sem professor não vamos mudar a Educação em Mato Grosso. A Educação precisa ser melhorada por meio dos educadores e de todos os profissionais da área”, enfatizou Taques, destacando que assina o edital até a próxima segunda-feira (20.03).

Serão ofertadas 2.617 vagas para professor (nível superior) da Educação Básica, 355 para técnico administrativo (nível médio) e 2.776 para apoio administrativo (nível fundamental). Para o cargo de professor, a carga horária definida será de 30 horas semanais, atendendo a pedido do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso (Sintep-MT).

Com a realização do concurso, o Governo cumpre o compromisso firmado com os trabalhadores da Educação, no ano passado.

No orçamento da Seduc para este ano já está assegurado o valor de R$ 5,9 milhões para contratação, por meio de licitação, da empresa que deverá realizar o processo seletivo.

Plano de Governo

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, a realização do concurso público é um compromisso firmado no Plano de Governo do governador Pedro Taques, que está sendo cumprido à risca.

“As transformações que visam à melhoria dos índices educacionais exigem a composição de um quadro fixo de docentes e consequente redução da alta rotatividade de professores contratados. A Seduc busca, desta forma, fortalecer e valorizar a formação continuada dos educadores e atender às demandas da comunidade escolar com mais eficiência”, garante Marrafon.

Conforme o secretário, a expectativa é de dar início à nomeação dos aprovados ainda no decorrer deste ano.

Hoje, a Seduc possui 40 mil servidores, sendo que 22,9 mil são professores. Destes, 9.231 são efetivos e 13.733 contratados.

 

Comentários (1)

  • Ivone Santos |  16/03/2017 14:02:40

    Muito importante esse concurso para o Estado, suprindo a carência de efetivos...Nos professores contratados esperamos muito por essa conquista. Gostaria de ressaltar que deve constar no edital como pre-requisito em Nível superior: cargo de professor : o DIPLOMA, DEVIDAMENTE REGISTRADO, DE CURSO DE GRADUAÇÃO DE NÃVEL SUPERIOR DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÃTICA ,HISTORIA, GEOGRAFIA,ARTES, ENTRE OUTROS... muitas pessoas ainda não conseguem diferenciar exatamente o que é a licenciatura e o que é o bacharelado. A licenciatura é o tipo de formação superior que permite o profissional dar aulas. O bacharelado, por sua vez, é a formação que permite atuar em qualquer outro campo que não as escolas. Ou seja, o bacharel realiza o chamado trabalho de campo, nunca um trabalho relacionado ao ensino.Os cursos ofertados na modalidade de licenciatura habilitam o profissional para a carreira docente, podendo atuar na Educação Infantil e no Ensinos Fundamental e Médio. Durante os estudos, são ministradas disciplinas pedagógicas que são específicas para essa área, como Estrutura e Funcionamento da Educação Básica ou Didática Geral para atuar nos níveis médio e fundamental,tendo acesso a técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado.

Confira também: Veja Todas