Quarta-Feira, 02 de Abril de 2025, 18h01
MODAL PARADO
TCE autoriza Estado contratar novas empresas para concluir obra do BRT
Serão exigidos três turnos e trabalho nos fins de semana para concluir até janeiro de 2026
Da Redação
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, recebeu do governador Mauro Mendes as contas anuais do Governo do Estado referentes ao exercício de 2024. Durante a entrega, realizada nesta quarta-feira (2), o presidente também autorizou a publicação de editais para a contratação de empresas responsáveis pela continuidade das obras do BRT em Cuiabá.
“Como sempre, o Tribunal vai fazer um trabalho técnico e responsável de análise das contas, porque nosso compromisso é zelar pela correta aplicação dos recursos públicos. Como mato-grossense, espero que os resultados de 2024 sejam ainda melhores que os de 2023. Já reconhecemos que o atual governo apresenta indicadores diferentes de administrações anteriores”, afirmou Sérgio Ricardo.
Na ocasião, o governador destacou o cumprimento dos índices constitucionais e a manutenção da nota A junto à Secretaria do Tesouro Nacional. Também ressaltou o elevado patamar de investimentos registrado no sexto ano de mandato, especialmente nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e segurança pública. “Reafirmamos nosso compromisso com a gestão fiscal e a responsabilidade administrativa”, pontuou.
O cenário positivo, segundo Mauro Mendes, também contou com a contribuição do TCE-MT. “O Tribunal tem sido parceiro na construção de soluções importantes para o Estado. Não apenas como fiscalizador das contas, mas como agente comprometido com o desenvolvimento”, acrescentou o governador.
Obras do BRT
Em março, o TCE-MT já havia dado aval ao acordo de rescisão consensual com o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, diante de atrasos e falhas na implantação do modal. Desde então, o presidente Sérgio Ricardo vem cobrando agilidade na retomada dos trabalhos. Ele defende que as frentes de serviço atuem em três turnos e também aos fins de semana, para garantir a conclusão dentro do novo prazo.
“Se o modelo anterior não deu certo, vamos buscar empresas com capacidade real de concluir essa obra. Empresas grandes, estruturadas, com força técnica e operacional. O Tribunal não vai mais aceitar atrasos, paralisações ou descumprimento dos cronogramas. O BRT precisa ser finalizado com urgência”, reforçou o presidente ao autorizar a retomada do processo de contratação.
Para garantir o andamento da obra, Sérgio Ricardo designou um grupo de auditores que irá monitorar permanentemente o andamento físico e financeiro da construção. “Essa obra tem que terminar, no máximo, até janeiro de 2026. Vamos exigir três turnos, trabalho nos fins de semana e estrutura para garantir eficiência. O Tribunal vai acompanhar de perto e cobrar resultados”, afirmou.
De acordo com Mauro Mendes, as contratações terão início ainda nesta semana. “Formulamos e encaminhamos à área técnica do TCE um pleito sobre essa questão e agora o presidente já autorizou que publiquemos e iniciemos imediatamente a contratação dos novos trechos, conforme o modelo proposto pelo Governo. Caso haja necessidade de ajustes, faremos depois. Com base na confiança entre as instituições, já nesta semana vamos iniciar as publicações das novas contratações”, afirmou.
A reunião também contou com a participação do vice-presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf; do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar; do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo; do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; e do titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra.
Observador Atento a todos os Movimentos | 03/04/2025 08:08:26
Se voltarmos a fita, ha videos desse mesmo "presidente" do conselho visitando VLT na europa com Silval Barbosa e cia. Fazendo lobby na epoca para o moldal do roubo da epoca.Enfim, zero credibilidade!
aquiles | 03/04/2025 08:08:06
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk EMANUEL PINHEIRO TINHA RAZÃO , AGORA É FÃCIL CONTRATAR EMPRESAS E OLHA AI AO LADO DE QUEM DO CARA QUE ENTROU FACIL NO TRIBUNAL KKKKKKKKKKKKKKK E BRASIL BOLSONARISTAS DO CÃO
José Cuiabano | 03/04/2025 07:07:55
Tem que divulgar os nomes das empresas e quem são os donos. Quais valores que serão pagos, pois, afinal quem paga são os cidadãos e não os polÃticos.
Vicente | 03/04/2025 07:07:23
Esse povo deveria ter vergonha na cara. Gastaram mais de 1 bi no VLT e jogaram no lixo e agora mais esses contratos por trecho que provavelmente vai ultrapassar esse valor.
Pedro Lomanho | 02/04/2025 18:06:55
O governo está fazendo o certo : contratar LOgo outra empresa para executar TUdo com FOco no que falta para finalizar a obra do BRT.
CIDADÃO | 02/04/2025 18:06:26
Mais 700 milhões dos cofres publicos para tentar terminar uma vergonha
Cuiabá tem linha direta de ônibus para atender Circuito Brasileiro de Vôlei
Sábado, 19.07.2025 11h48
Processo de papiloscopistas contra peritos por “ funções roubadas” volta tramitar
Sábado, 19.07.2025 11h10
Ladrão de banco é condenado por oferecer propina de R$ 50 mil à PM
Sábado, 19.07.2025 11h04
Primeira-dama de Cuiabá articula nova praça no Distrito do Sucuri com academia e playground
Sábado, 19.07.2025 10h48
Conferência das Cidades em Cuiabá destaca meio ambiente e saneamento
Sábado, 19.07.2025 10h08