Terça-Feira, 12 de Maio de 2020, 16h37
COMBATE A COVID
TCE entrega respiradores à Santa Casa
Da Redação
Os presidentes do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Guilherme Antonio Maluf e Gustavo de Oliveira, respectivamente, entregaram nessa terça-feira (12) quatro respiradores mecânicos recuperados ao Hospital Estadual Santa Casa para a utilização no tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus (Covid-19).
Com essa entrega, realizada na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de Mato Grosso (SENAI/DR-MT), em Várzea Grande, nove respiradores mecânicos já foram recuperados pela equipe do Senai e entregues às unidades hospitalares. Ao todo, 87 sem condições de uso na rede pública hospitalar do Estado foram encaminhados para avaliação e manutenção.
A manutenção dos respiradores é fruto do acordo técnico-financeiro-emergencial assinado entre TCE-MT e Senai, no mês passado. O termo prevê suporte financeiro da Corte de Contas no montante de R$ 500 mil para aquisição de peças e outros materiais necessários para o reparo dos respiradores.
“Sabemos da importância desses respiradores para as unidades hospitalares no combate à Covid-19. O convênio entre TCE-MT e Senai foi altamente positivo e os respiradores, que hoje estão sendo devolvidos para a sociedade, vão salvar vidas”, afirmou Guilherme Antonio Maluf.
De acordo com o presidente da Fiemt, a parceria foi muito importante porque viabilizou a manutenção e recuperação dos respiradores, algo que a equipe do Senai tem capacidade técnica para fazer. “Esse processo também nos ensinou que é possível colocar esses ativos em atuação e operação. Estamos recuperando respiradores que estavam baixados há 5 anos na Santa Casa e serão utilizados por pessoas que precisam”, comentou.
A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, agradeceu a manutenção dos respiradores e pontuou que, atualmente, 12 pacientes estão internados na UTI da unidade com coronavírus e 18 estão na enfermaria.
“Partindo do princípio que vivemos uma pandemia, seria completamente inviável, impossível a compra ou recuperação de respiradores, pois a demanda reprimida é muito grande, sabemos de empresas que estão em colapso, seria difícil a manutenção das que temos. Hoje, os respiradores estão custando três vezes mais o valor original”, avaliou.
Os conselheiros Moises Maciel e Luiz Carlos Pereira também participaram da entrega dos respiradores e conheceram o local onde estão sendo realizadas as manutenções, na sede do Senai. “Representando a corregedoria, acompanho o desenvolvimento desse convênio e presencío o sucesso da sua execução. O TCE-MT está de parabéns, a Fiemt também e quem gana com isso é a população mato-grossense”, disse o conselheiro e corregedor-geral do TCE-MT, Moises Maciel.
Já Luiz Carlos Pereira lembrou que o momento pede que as instituições se adaptem e sejam ágeis, buscando soluções criativas para superar esse momento. “Esse convênio, de buscar equipamentos danificados que precisam de manutenção e assistência e recuperá-los, é de suma importância. Esse é um exemplo dado por essas instituições, estamos nessa pandemia, não há o que se comemorar, mas muito trabalho está sendo feito para dar resposta a sociedade”, comentou.
Pedro | 12/05/2020 21:09:08
Aproveita a oportunidade e devolva as VI, hipócritas, vergonha de ter que ver estas matérias publicadas na mÃdia, verdadeira esposa no galinheiro
Amaral antunes | 12/05/2020 20:08:45
Esse tribunal e seus conselheiros (metidos a desembargadores) deveriam ter vergonha na cara só no fato de posar pra foto. Tribunal inócuo perneta, ganha dinheiro demais, aprova VI e aparece com doação espalhafatosa. O diabo buscará cada um desses aproveitadores. Bando de coisos.
cidadão preocupado | 12/05/2020 17:05:38
DO QUE ADIANTA DOAR EQUIPAMENTOS, QUATRO APENAS, SE OS NUMEROS OFICIAIS DE ÓBITOS E DE ATINGIDOS PELO VIRUS INDICAM QUE A CURVA DE CONTÃGÃO PASSOU A SER EXPONENCIAL EM CUIABà E VÃRZEA GRANDE, PODENDO ATINGIR MILHARES DE PESSOAS, QUATRO APENAS NÃO É ABSOLUTAMENTE NADA, É DEMAGOGIA. E POR OUTRO LADO, NÃO ADIANTA DOAR APARELHO COM UMA MÃO, E COM OUTRA MÃO INCENTIVAR A ABERTURA DO COMÉRCIO, COMO CERTAS PESSOAS DESSA FOTO. A COERENCIA DEVE CAMINHAR JUNTO COM A ÉTICA E A SINCERIDADE DE PROPÓSITO PORQUE SENÃO VIRA DEMAGOGIA E HIPOCRISIA.
Waldir | 12/05/2020 16:04:10
TCE agora é executivo? Da onde saiu esses recursos? Qual o papel do TCE? Alguém pode me informar.
DAE promove dia de vacinação e reforça cuidado com a equipe
Sábado, 19.07.2025 19h42
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33
Sargento vira réu após flagrado bêbado e chutar soldado da PM
Sábado, 19.07.2025 15h02
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37