Cidades

Terça-Feira, 12 de Maio de 2020, 16h37

COMBATE A COVID

TCE entrega respiradores à Santa Casa

Da Redação

 

Os presidentes do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Guilherme Antonio Maluf e Gustavo de Oliveira, respectivamente, entregaram nessa terça-feira (12) quatro respiradores mecânicos recuperados ao Hospital Estadual Santa Casa para a utilização no tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus (Covid-19). 

Com essa entrega, realizada na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de Mato Grosso (SENAI/DR-MT), em Várzea Grande, nove respiradores mecânicos já foram recuperados pela equipe do Senai e entregues às unidades hospitalares. Ao todo, 87 sem condições de uso na rede pública hospitalar do Estado foram encaminhados para avaliação e manutenção. 

A manutenção dos respiradores é fruto do acordo técnico-financeiro-emergencial assinado entre TCE-MT e Senai, no mês passado. O termo prevê suporte financeiro da Corte de Contas no montante de R$ 500 mil para aquisição de peças e outros materiais necessários para o reparo dos respiradores.  

“Sabemos da importância desses respiradores para as unidades hospitalares no combate à Covid-19. O convênio entre TCE-MT e Senai foi altamente positivo e os respiradores, que hoje estão sendo devolvidos para a sociedade, vão salvar vidas”, afirmou Guilherme Antonio Maluf. 

De acordo com o presidente da Fiemt, a parceria foi muito importante porque viabilizou a manutenção e recuperação dos respiradores, algo que a equipe do Senai tem capacidade técnica para fazer. “Esse processo também nos ensinou que é possível colocar esses ativos em atuação e operação. Estamos recuperando respiradores que estavam baixados há 5 anos na Santa Casa e serão utilizados por pessoas que precisam”, comentou. 

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, agradeceu a manutenção dos respiradores e pontuou que, atualmente, 12 pacientes estão internados na UTI da unidade com coronavírus e 18 estão na enfermaria. 

“Partindo do princípio que vivemos uma pandemia, seria completamente inviável, impossível a compra ou recuperação de respiradores, pois a demanda reprimida é muito grande, sabemos de empresas que estão em colapso, seria difícil a manutenção das que temos. Hoje, os respiradores estão custando três vezes mais o valor original”, avaliou. 

Os conselheiros Moises Maciel e Luiz Carlos Pereira também participaram da entrega dos respiradores e conheceram o local onde estão sendo realizadas as manutenções, na sede do Senai. “Representando a corregedoria, acompanho o desenvolvimento desse convênio e presencío o sucesso da sua execução. O TCE-MT está de parabéns, a Fiemt também e quem gana com isso é a população mato-grossense”, disse o conselheiro e corregedor-geral do TCE-MT, Moises Maciel. 

Já Luiz Carlos Pereira lembrou que o momento pede que as instituições se adaptem e sejam ágeis, buscando soluções criativas para superar esse momento. “Esse convênio, de buscar equipamentos danificados que precisam de manutenção e assistência e recuperá-los, é de suma importância. Esse é um exemplo dado por essas instituições, estamos nessa pandemia, não há o que se comemorar, mas muito trabalho está sendo feito para dar resposta a sociedade”, comentou.

 

Comentários (4)

  • Pedro |  12/05/2020 21:09:08

    Aproveita a oportunidade e devolva as VI, hipócritas, vergonha de ter que ver estas matérias publicadas na mídia, verdadeira esposa no galinheiro

  • Amaral antunes |  12/05/2020 20:08:45

    Esse tribunal e seus conselheiros (metidos a desembargadores) deveriam ter vergonha na cara só no fato de posar pra foto. Tribunal inócuo perneta, ganha dinheiro demais, aprova VI e aparece com doação espalhafatosa. O diabo buscará cada um desses aproveitadores. Bando de coisos.

  • cidadão preocupado |  12/05/2020 17:05:38

    DO QUE ADIANTA DOAR EQUIPAMENTOS, QUATRO APENAS, SE OS NUMEROS OFICIAIS DE ÓBITOS E DE ATINGIDOS PELO VIRUS INDICAM QUE A CURVA DE CONTÃGÃO PASSOU A SER EXPONENCIAL EM CUIABà E VÃRZEA GRANDE, PODENDO ATINGIR MILHARES DE PESSOAS, QUATRO APENAS NÃO É ABSOLUTAMENTE NADA, É DEMAGOGIA. E POR OUTRO LADO, NÃO ADIANTA DOAR APARELHO COM UMA MÃO, E COM OUTRA MÃO INCENTIVAR A ABERTURA DO COMÉRCIO, COMO CERTAS PESSOAS DESSA FOTO. A COERENCIA DEVE CAMINHAR JUNTO COM A ÉTICA E A SINCERIDADE DE PROPÓSITO PORQUE SENÃO VIRA DEMAGOGIA E HIPOCRISIA.

  • Waldir |  12/05/2020 16:04:10

    TCE agora é executivo? Da onde saiu esses recursos? Qual o papel do TCE? Alguém pode me informar.

Confira também: Veja Todas