Terça-Feira, 13 de Maio de 2025, 14h23
TCE moderniza módulo Auditor do Sistema Aplic
Da Redação
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI), promoveu uma importante atualização no módulo Auditor do Sistema Aplic, ferramenta essencial para a coleta, organização e análise de dados contábeis e fiscais dos fiscalizados.
A ação faz parte de uma manutenção evolutiva com foco na adequação às diretrizes da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e na ampliação da capacidade técnica de análise das Contas Anuais de Governo Municipal para o exercicio de 2024.
A atualização envolveu tanto a mudança de formulários existentes, para atender às novas regras estabelecidas pela STN, quanto a criação de novos formulários, especialmente desenvolvidos para qualificar a atuação das áreas técnicas na apreciação das Contas Anuais de Governo Municipal para o exercicio de 2024.
O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, ressaltou a importância da tecnologia como eixo estruturante da gestão pública contemporânea. “Investir em soluções tecnológicas que qualifiquem o controle externo é investir na melhoria da gestão pública em Mato Grosso. O Aplic é um instrumento essencial nesse processo, e sua constante evolução mostra que estamos atentos às transformações exigidas pelo cenário fiscal nacional e comprometidos com a transparência, eficiência e responsabilidade na administração dos recursos públicos”, enfatizou.
O secretário-executivo de Tecnologia da Informação do TCE-MT, Reginaldo Hugo, reforçou que essa entrega faz parte de um plano maior de modernização institucional. “A SETI está focada na modernização dos seus serviços e produtos, conforme as diretrizes estratégicas definidas pela Presidência. Esse aprimoramento do Aplic é mais uma etapa dentro de um processo contínuo de transformação digital, voltado à melhoria da infraestrutura tecnológica de suporte ao controle externo e à gestão pública”, afirmou.
Segundo o subsecretário de Sistemas, Rodrigo Medeiros, a iniciativa está alinhada ao compromisso da secretaria com a excelência na entrega de soluções digitais para o controle externo. “Essa evolução do módulo Auditor fortalece a capacidade do Tribunal em coletar, consolidar e analisar dados com mais precisão e aderência aos padrões nacionais, elevando a qualidade técnica da nossa atuação e promovendo maior segurança jurídica aos fiscalizados”, destacou.
A nova versão do módulo Auditor já está disponível no Sistema Aplic, com acesso liberado à equipe técnica do TCE-MT e também aos fiscalizados. Manuais explicativos e orientações operacionais serão disponibilizados pela equipe técnica da SETI, que também poderá oferecer capacitações específicas sempre que necessário.
"Com essa iniciativa, o TCE-MT reafirma seu papel como indutor de boas práticas na administração pública, promovendo a convergência entre inovação tecnológica, governança de dados e controle qualificado em benefício da sociedade mato-grossense", finalizou o presidente.
Faccionados são condenados a 78 anos por atrair jovem para morte em MT
Quarta-Feira, 14.05.2025 21h40
Seduc de MT lança cartilha antirracista
Quarta-Feira, 14.05.2025 21h31
MPE aciona servidoras por usar diploma falso para aumentar salário em MT
Quarta-Feira, 14.05.2025 21h20
TJ mantém condenação de tesoureiro de CV que lavou R$ 65 mi
Quarta-Feira, 14.05.2025 19h48
Comandante do CB cita investimentos para combater incêndios
Quarta-Feira, 14.05.2025 18h47