Sexta-Feira, 09 de Julho de 2021, 10h18
XEPA MANTIDA
TCE nega barrar vacinação de 18 a 49 anos em Cuiabá e investigará vazamento
Conselheiro pede dados para prefeito e secretário sobre vacinados
WELINGTON SABINO
Da Redação
O Tribunal de Contas do Estado negou há pouco que tenha emitido uma notificação recomendatória ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e ao secretário municipal de Saúde, Célio Rodrigues da Silva, para que suspendam em 24 horas a vacinação aleatória de pessoas entre 18 e 49 anos na chamada “xepa”. Em nota, a Corte de Contas alega que somente requisitou da Secretaria Municipal de Saúde um relatório com a lista de todas pessoas que se cadastraram para vacinação no dia 29 de junho.
Pediu que o relatório tenha, no mínimo, identificação da pessoa, faixa etária a qual pertence e horário no qual foi feito o agendamento no sistema. Solicitou também a relação de pessoas convocadas para vacinação entre 30 de junho e 6 de julho.
O orgão ainda explica que o documento vazado à imprensa não é "oficial". Também assegura que irá investigar o suposto vazamento do esboço da notificação.
O TCE diz ainda ser favorável a vacinação no sistema adotado pelo município. “O vazamento de informações não oficiais será apurado”, esclarece a Corte de Contas na nota divulgada à imprensa.
O ofício elaborado pelo Tribunal de Contas no dia 7 de julho pedindo informações ao secretário municipal de Saúde e à coordenadora de Vigilância a Doenças e Agravos, Valéria Benedita Santos de Oliveira, tem duas páginas e traz assinatura dos auditores externos, Felipe Favoreto Grobério e Luiz Otávio Esteves de Camargos, além do secretário de Controle Externo de Saúde e Meio Ambiente, Marcelo Takao Tanaka.
NOTA PÚBLICA
O Tribunal de Contas de Mato Grosso nega qualquer decisão determinando a suspensão de vacinação em Cuiabá.
Tendo em vista o início do cadastro para vacinação de pessoas entre 18 e 49 anos, no dia 7 de julho, o Tribunal de Contas oficiou a Prefeitura de Cuiabá requisitando documentos e informações referentes à imunização desse grupo.
No ofício, o TCE-MT requisitou um relatório com a relação de todas as pessoas que se cadastraram para vacinação no dia 29 de junho, contendo, no mínimo, identificação da pessoa, faixa etária a qual pertence e horário no qual foi feito o agendamento no sistema, bem como relatório com a relação de pessoas convocadas para vacinação entre 30 de junho e 6 de julho.
Relator das contas da Prefeitura de Cuiabá, o conselheiro Antônio Joaquim lamentou o vazamento de informações falsas e enfatizou ainda que é favorável a vacinação no sistema adotado pelo Município.
O vazamento de informações não oficiais será apurado.
Maria luz | 09/07/2021 15:03:18
Está de parabéns os conselheiros do tce, pq a nossa população mais jovem precisar sim ser vacinados, pelo simples fato de ter gente que agenda e na hora não vai vacinar,além do mais tem jovens que tem que sair pra trab por ser arrimo de famÃlia.que não quer vacinar tem quem quer e com qualquer vacina
Roberto auditor | 09/07/2021 14:02:16
A culpa disso tudo, vocês sabem de quem é. Aquele que não comprou as vacinas da Pfizer em agosto do ano passado, boicotou a Coronavac e tenta desestimular as pessoas a se vacinarem. Depois os cupinchas negociaram propina de um dólar tomando chopes com o tal cabo da PM de Minas e um "reverendo" de denominação desconhecida. Se tivesse comprado as vacinas a tempo e na quantidade certa não teria essa confusão de xepa e muitos milhares de brasileiros não teriam morrido. São Pedro vai recebê-lo de chicote na mão.
Marcelo | 09/07/2021 11:11:09
O que esperar de um órgão que é o sonho de carreira de todo polÃtico?
Mauro | 09/07/2021 11:11:09
Virou bagunça.
Jade | 09/07/2021 10:10:54
Parabéns ao Conselheiro Antonio Joaquim pelo esclarecimento, é inadmissÃvel furar fila, mas é TOTALMENTE LEGAL E MORAL ceder a vacina a pessoas realmente interessadas, os faltosos a grande maioria são por motivos de querer escolher qual vacina tomar, tem pessoas que desistiram por mais de uma vez por não ser a vacina que queriam tomar. Em plena pandemia, com dificuldades na aquisição e atrasos não podemos nos dar o luxo de escolher, e devem sim esses ficarem no final da fila, com saúde não se brinca.
Izair de Arruda Botelho | 09/07/2021 10:10:40
Até que enfim alguém sensato e responsável para nós resguardar e falar sobre o tema. O que prefeitura está fazendo e um absurdo. Pois eu por exemplo, tenho 46 anos, e fiz O meu cadastro no primeiro dia. Porém até hoje não fui chamado. Na verdade a prefeitura e governo do estado, estão mascarando a realidade atual de quantos pessoas já foram vacinadas. São incompetentes, estão muito atrasados em relação aos demais estados e municÃpios, e com isso deixaram de vacinar por faixa etárias. A razão que assim apareceria a sua devida irresponsabilidade mostrando o quantos estão atrasados. Imagina que no Estado de São Paulo, já pessoas estão vacinando as pessoas com, 37 anos. Porém aqui ainda estava na ordem dos 50 anos ou mais. E em razão disso, mudaram a forma de cadastrando anteriormente,que era por faixas etárias de 10 em 10, dez anos. O gato de o cadastramento estava sendo de 10 em 10, anos, já mostra que querem, mascarar a verdade. Ora, porque de 10 em 10, não deveria ser de 05 em 05 anos, ou menos. No entanto mesmo sendo de 10 em 10 anos, isso nao consegui manter-se por muito tempo. Razão está que foi feito esse cambalacho para iludir o povo com uma falsa sensassao de estarmos em dia com a vacinação.
Valéria | 09/07/2021 10:10:32
Essa forma de vacinação por sorteio não segue o critério determinado pelo Plano Nacional de Vacinação que estabelece a vacinação por ordem decrescente de faixa etária. Não há transparência e só mascara o quanto a vacinação em Cuiabá está atrasada em relação aos demais municÃpios. Tenho 47 anos, fiz o cadastro de manhã no dia 29/06 e ainda não fui chamada... é revoltante considerando que todos na faixa etária dos 40 já foram vacinados nos outros municÃpios do Brasil... exceto CUIABÃ.
DAE promove dia de vacinação e reforça cuidado com a equipe
Sábado, 19.07.2025 19h42
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33
Sargento vira réu após flagrado bêbado e chutar soldado da PM
Sábado, 19.07.2025 15h02
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37