Segunda-Feira, 28 de Abril de 2014, 11h28
Técnicos agrícolas são habilitados para elaboração do CAR
Da Redação
Os técnicos sindicalizados no Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Mato Grosso (Sintmat) estão autorizados a elaborar os projetos de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Licença Ambiental única (LAU). O presidente do Sintmat e extensionista da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Gildo Alves, explica que antes a atividade era permitida somente para engenheiros agrônomos e florestais. O técnico agrícola recebeu autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para a função no final de 2013.
O Estado de Mato Grosso tem aproximadamente 20 mil técnicos agrícolas e seis mil cadastrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Segundo Gildo, o profissional terá mais uma fonte de trabalho e adianta que é necessário fazer o registro na Sema para desenvolver a atividade. “Os produtores querem regularizar as propriedades rurais para obterem a liberação de recursos, em especial os pequenos agricultores, junto às linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, ressalta Feitosa.
O Cadastro Ambiental Rural é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais com finalidade de promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental. A inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais (propriedades ou posses), sejam eles públicos ou privados, e áreas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território.
A exigência de estar sindicalizado para realizar o CAR é uma reivindicação antiga do sindicato e vai possibilitar o aumento na oferta de trabalho e mão de obra no Estado. “É de fundamental importância estar devidamente filiado a entidade de classe, pois, somente com a organização da categoria é que teremos condições de garantir o respeito da profissão”, ressalta Gildo.
Mais informações pelo site www.sintamat.com.br.
TJ proíbe fisioterapeuta de "stalkear" atual de empresário dos transportes em MT
Sábado, 05.07.2025 20h00
Limpurb atende mais de mil pontos de iluminação em Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 18h03
Conheça centro de educação ambiental inaugurado em MT
Sábado, 05.07.2025 17h55
MT Hemocentro realiza capacitação em aférese
Sábado, 05.07.2025 17h00
Alunos de escolas de Cuiabá entram em férias nesta segunda
Sábado, 05.07.2025 16h45