Cidades

Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025, 17h24

TJ encerra mês de junho com ações em prol da equidade

Da Redação

 

O mês de junho foi marcado por uma intensa programação voltada à promoção da equidade racial no Poder Judiciário de Mato Grosso. Com uma abordagem imersiva e transformadora, o Tribunal de Justiça, por meio do Comitê de Promoção da Equidade Racial, promoveu o Curso de Letramento Racial e Antirracismo, que reuniu mais de 900 participantes entre magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as). 

Realizado nos dias 2, 5, 6 e 13 de junho, o curso teve carga horária de 20 horas e combinou atividades on-line e presenciais. A formação abordou temas como racismo estrutural, práticas antirracistas e construção de ambientes institucionais mais inclusivos e plurais. O encerramento, realizado de forma híbrida no auditório “Desembargador Gervásio Leite”, na sede do TJMT, em Cuiabá, foi um marco simbólico e prático do compromisso do Judiciário estadual com a justiça social. 

A iniciativa da promoção do letramento racial e fomento de espaços de escuta e valorização da diversidade demonstra que o TJMT reforça seu papel como agente de transformação social, alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça e ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial. 

Destaques - Palestras com especialistas de renome nacional, que trouxeram reflexões profundas sobre o enfrentamento ao racismo institucional; 

Roda de Vivências, espaço de escuta e troca entre representantes de comunidades negras, indígenas, ciganas e da OAB-MT, promovendo o reconhecimento de trajetórias e saberes diversos; 

Feira de Afroempreendedorismo, que valorizou a cultura afro-brasileira e incentivou a inclusão econômica por meio da exposição de produtos artesanais, tecnológicos e de moda; 

Lançamento oficial da página do Comitê de Promoção da Equidade Racial, um canal institucional que reúne informações, normativas, campanhas e o protocolo de julgamento com perspectiva racial do CNJ. 

Essas ações integram uma agenda estratégica do Comitê, instituído pela Portaria nº 493/2025, com o objetivo de propor e implementar políticas afirmativas no âmbito do TJMT. Sob a presidência do desembargador Juvenal Pereira da Silva e coordenação da juíza Renata do Carmo Evaristo Parreira, o Comitê atua de forma colaborativa para consolidar uma cultura institucional antirracista. 

O lançamento da página representa um divisor de águas e marca o compromisso, um símbolo, um movimento do Poder Judiciário de Mato Grosso, onde o combate ao racismo começa com a consciência e se confirma com ação.

Confira também: Veja Todas