Segunda-Feira, 24 de Março de 2025, 14h27
TJ-MT se prepara para 18ª edição do Projeto Ribeirinho Cidadão
Da Redação
Com datas e itinerário definidos, a Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em parceria com a Defensoria Pública e prefeituras, está nos preparativos finais para a 18ª edição do Projeto Ribeirinho Cidadão - Rota das Águas. A iniciativa, que visa levar serviços essenciais e cidadania a comunidades em situação de vulnerabilidade, será realizada entre os dias 07 e 16 de abril em Porto Espiridião, Jauru, Reserva do Cabaçal e Salto do Céu, região oeste do estado.
A ação conjunta busca facilitar o acesso da população a serviços como atendimentos jurídicos, emissão de documentos, assistência social, saúde e educação. Todos os atendimentos serão realizados em escolas, dentro das cidades e promovem a inclusão social e o exercício da cidadania. A expectativa é que milhares de pessoas sejam beneficiadas com a iniciativa, a exemplo das duas etapas de 2024, que somaram 35.216 atendimentos.
Preparativos a todo vapor
As equipes da Justiça Comunitária, Defensoria Pública e prefeituras estão trabalhando em conjunto para garantir a estrutura necessária para os atendimentos. A logística envolve o transporte de equipamentos, materiais e profissionais para as localidades, além da organização dos espaços de atendimento.
Serviços oferecidos
Durante a 18ª edição do Projeto Ribeirinho Cidadão - Rota das Águas, serão oferecidos diversos serviços gratuitos, como:
Emissão de documentos (RG, CPF, certidão de nascimento);
Atendimentos jurídicos (orientação, mediação, conciliação);
Assistência social (orientação sobre benefícios, programas sociais);
Atendimentos de saúde (consultas médicas, exames, vacinação);
Atividades educativas (palestras, oficinas, atividades culturais).
Parcerias importantes
A realização do Projeto Ribeirinho Cidadão - Rota das Águas conta com a parceria de diversos órgãos e entidades. Além do Poder Judiciário, por meio da Justiça Comunitária, Corregedoria Geral, CE-Mulher, Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos), Verde Novo e do Juizado Volante Ambiental (Juvam); e Defensoria Pública, participam da 18ª Edição do Ribeirinho Cidadão, Ministério Público de Mato Grosso, Polícia Civil, Detran-MT, Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania, a Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Estado de Educação, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Tribunal Regional Eleitoral, Instituto Galvan, Casa Civil, Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica), Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Grupo Especial da Fronteira (Gefron-PMMT), Exército Brasileiro.
O Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Receita Federal e Marinha do Brasil.
Justiça Comunitária: um elo entre o Judiciário e a sociedade
A Justiça Comunitária desempenha o papel de aproximar o Poder Judiciário da sociedade, facilitando o acesso da população aos serviços e produtos oferecidos pelo judiciário. Ela atua como um elo que promove a cidadania, reforça a transparência e incentiva a cultura da paz, contribuindo para que os direitos sejam efetivamente assegurados.
Atendimentos em 2024
A primeira etapa do projeto atendeu, de 9 a 14 de abril, os moradores da Comunidade de Estirão Comprido e do Distrito de São Pedro de Joselândia, ambos no município de Barão de Melgaço.
A 17ª edição inaugurou uma nova rota para alcançar os moradores das regiões que margeiam os rios de Mato Grosso. A “Rota das Águas” atendeu a população dos municípios de Salto do Céu, Distrito de Lucialva (município de Jauru) e de Porto Esperidião, entre os dias 1º e 10 de julho. Nas duas etapas de 2024, foram realizados 35.216 atendimentos.
Justiça inocenta homem por matar desafeto após levar soco no rosto em MT
Domingo, 06.07.2025 22h00
Erro em BO faz Justiça condenar idosa a indenizar família de morto em Cuiabá
Domingo, 06.07.2025 21h58
Justiça condena empresário a indenizar secretária de MT por acusação sem prova
Domingo, 06.07.2025 20h05
Nova diretoria da Bem-Estar Animal foca em acolhimento
Domingo, 06.07.2025 20h04
Aquário Municipal de Cuiabá recebe mais de 300 mil visitantes
Domingo, 06.07.2025 19h39