Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024, 11h39
TRT lança Guidance em Audiência Pública que discutiu metas nacionais do Poder Judiciário
Da Redação
Transparência, diminuição dos riscos e comunicação com a sociedade. Essas são as características do ‘Guidance’, um instrumento de governança corporativa utilizado por grandes empresas que foi lançado de forma pioneira no judiciário nessa terça-feira (2) pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso.
A implementação da ferramenta visa aprimorar e fortalecer a comunicação com a sociedade por meio da publicação dos compromissos institucionais. Trata-se de um instrumento que vai ampliar a transparência, segundo a presidente Adenir Carruesco. “Vai mostrar o rumo que pretendemos seguir no Tribunal. Normalmente era apresentado um relatório de atividades passadas, com o Guidance, mostramos onde estamos e onde queremos chegar. A sociedade pode acompanhar e saber o que esperar do poder judiciário”.
Conforme o juiz auxiliar da Presidência, Ediandro Martins, o lançamento da ferramenta demonstra o fortalecimento da governança do Tribunal. “O documento mostra um norte a ser seguido. É um compromisso que a administração faz com a sociedade divulgando onde quer chegar ao final desse ciclo de dois anos de gestão. Ao final, será feita a prestação de contas”.
O magistrado explica que o Guidance possui três pilares: governança, eficiência e sustentabilidade. “Precisamos ser eficientes, mas temos que nos preocupar com o meio ambiente, com as pessoas que compõem o nosso quadro de pessoal e a sociedade”.
A implementação da ferramenta é coordenada pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) do Tribunal. O Guidance pode ser conferido por toda sociedade no portal de notícias do TRT/MT. Acesse aqui.
O Guidance do Tribunal inclui os seguintes indicadores e metas:
Índice de Avaliação do desempenho da Alta Administração - Mede o desempenho da administração com base no desempenho da estratégia da organização e grau de satisfação dos usuários internos. Meta - Entre 70 e 100%
Índice de Governança e Gestão do TCU - Instrumento usado para avaliar a maturidade da governança e gestão da administração com base em itens como gestão de pessoas, gestão de tecnologia da informação e segurança da informação, sustentabilidade ambiental e social, entre outros. Meta - Entre 70 e 100%.
Índice de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho - Sintetiza os dados estatísticos relativos ao acervo processual, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho. Reflete o desempenho de cada vara do trabalho.
Índice de Conciliação - Assegurar que 90% das varas do trabalho alcancem 40% de conciliação, em relação ao total de processos julgados ao ano.
Tempo de Giro de Acervo - Prazo para zerar o estoque de processos atual sem ingresso de novos casos. Meta - 1 Ano e 3 Meses
Índice de Desempenho na Promoção da Equidade Racial - Mensura o resultado e o nível de comprometimento na realização de ações que visem o combate ao racismo e a eliminação de desigualdades e discriminações raciais.
Índice de Performance ESG - Permite a análise de performance do Programa ESG (Governança ambiental, social e corporativa) do TRT/MT de acordo com o planejamento fixado pela administração. Meta - Crescimento entre 8% e 10%.
Audiência Pública
A ferramenta de gestão foi lançada durante a Audiência Pública realizada em Sinop nessa terça (2) com o tema "Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2025: TRT-23 promovendo justiça com eficiência e equidade". O evento buscou a contribuição da sociedade na definição das metas nacionais.
DAE promove dia de vacinação e reforça cuidado com a equipe
Sábado, 19.07.2025 19h42
Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá
Sábado, 19.07.2025 15h42
SER Família Capacita forma mais nove turmas em cursos gratuitos
Sábado, 19.07.2025 15h33
Sargento vira réu após flagrado bêbado e chutar soldado da PM
Sábado, 19.07.2025 15h02
Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas
Sábado, 19.07.2025 14h37