Sexta-Feira, 25 de Julho de 2025, 11h35
UFMT cria laboratório de literatura e escrita criativa
Da Redação
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), inaugurou o Laboratório de Literatura e Escrita Criativa (LEC), um novo espaço cultural dedicado à promoção da leitura, escrita e preservação do acervo literário mato-grossense. A proposta integra ações de formação, fruição e salvaguarda do patrimônio literário, e surge do compromisso da atual gestão com a valorização das artes na universidade.
“A criação de um Laboratório de Literatura e Escrita Criativa nasce do compromisso de aproximar a arte literária do Centro Cultural da UFMT”, afirma Divanize Carbonieri, coordenadora de Cultura e Vivência da PROCEV. “Escritoras e escritores mato-grossenses também vêm sendo convidados para atividades no LEC, como o projeto Conversa com Escritores(as). Assim, buscamos tornar a produção literária de Mato Grosso mais conhecida de nossos estudantes, técnicos(as), docentes e comunidade em geral.”
Além do LEC, também foi criado o Laboratório de Artes Cênicas (LACE), ampliando os espaços de experimentação artística para além do Teatro Universitário. Ambos os laboratórios têm como foco o oferecimento de atividades formativas à comunidade interna e externa da UFMT, unindo ensino, pesquisa e extensão.
O LEC abriga dois eixos principais de ação: o Círculo de Leitores, realizado quinzenalmente, e as Conversas com Escritores, encontros mensais com autoras e autores que abordam temas como processos criativos, técnicas narrativas e o mercado editorial. Futuramente, os registros dessas conversas darão origem a cadernos literários com as entrevistas transcritas.
De acordo com a supervisora docente do laboratório, Marinete Souza, o LEC também possui um papel fundamental na preservação da memória literária do estado. “Estamos criando um acervo com obras de escritoras e escritores mato-grossenses, que ficará disponível para consulta e pesquisa, funcionando como forma de salvaguarda do patrimônio literário local”, explica. Já estão sendo catalogados os acervos da escritora Marília Beatriz Figueiredo Leite, doado por sua família, e do escritor Ivens Cuiabano Scaff.
A organização do acervo será feita com curadoria especializada, considerando aspectos como dedicatórias, anotações dos autores, temáticas e gêneros. O projeto conta com parceria do curso de Arquitetura da UFMT, que ficará responsável pelo design do espaço físico do acervo, com ambientes voltados à leitura e à preservação técnica.
“Um espaço próprio de valorização, discussão e pesquisa da literatura mato-grossense na UFMT foi uma reivindicação de escritoras e escritores apresentada à reitora Marluce ainda durante a campanha. A gestão agora concretiza esse pedido com o LEC”, destaca Divanize.
O laboratório também desenvolve ações externas, como círculos de leitura infantil realizados em um centro espírita e em uma comunidade indígena de refugiados. Alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e representantes de ONGs já participaram das atividades do Círculo de Leitores na UFMT.
Segundo Marinete Souza, a motivação para a criação do LEC surgiu da percepção da ausência de um espaço institucional voltado à literatura na universidade: “Temos importantes equipamentos culturais nas áreas de música, museologia e teatro, mas ainda faltava um voltado à literatura. Muitos acervos literários e culturais de Mato Grosso acabam se perdendo, e queremos evitar isso”.
Atualmente, o laboratório busca apoio por meio de projetos e editais para viabilizar a estruturação do acervo, com aquisição de mobiliário e outros recursos. A expectativa é que, em breve, o espaço esteja integralmente disponível para estudantes, docentes, pesquisadores(as) e o público geral.
Diretores vão debater melhorias na educação infantil de Cuiabá
Quarta-Feira, 30.07.2025 15h57
Obra da ETE Santa Maria entra em nova fase em VG
Quarta-Feira, 30.07.2025 15h49
Governador anuncia promoção de 1,2 mil soldados da PM
Quarta-Feira, 30.07.2025 15h28
Serviços em destaque para agilizar demandas no site do TJ-MT
Quarta-Feira, 30.07.2025 15h13
Justiça manda transferir paciente em estado grave para UTI
Quarta-Feira, 30.07.2025 14h55