Sexta-Feira, 24 de Março de 2017, 16h27
Univag e Sírio-Libanês promovem cursos de especialização com apoio do Ministério da Saúde
Da Redação
O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) em parceria com o Hospital Sírio-Libanês lançou, nesta quarta-feira (22), a 2ª Edição do Projeto de Apoio ao SUS (PROADI-SUS 2017) em conjunto com o Ministério da Saúde. São oferecidos cinco cursos de especialização na área da saúde com o objetivo de preparar profissionais para desenvolver capacidades que possam promover melhorias no funcionamento dos serviços públicos de saúde.
O reitor do Univag, Professor Dr. Drauzio Antônio Medeiros, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou o privilégio da instituição em participar dessa iniciativa. Drauzio pontuou ainda, que logo que surgiu a oportunidade conjunta de trabalho o Univag teve o maior prazer de fazer parte da parceria.
"É um privilégio sermos sediadores desse trabalho, é uma oportunidade ímpar. Junto ao Ministério da Saúde e também com um hospital de primeira linha na América do Sul, que é o Sírio-Libanês, podemos absorver, aprimorar e trazer conhecimento para o estado de Mato Grosso", disse o reitor.
As vagas ofertadas foram distribuídas aos profissionais de saúde da Baixada Cuiabana. As especializações oferecidas no Univag são em Gestão da Clínica (GCLIN); Vigilância em Saúde (EVS); Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências (ESPIE); Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente (QSCP); Preceptoria em Residência Médica (PPRM).
A Gestora de Aprendizagem do Hospital Sírio-Libanês, Elaine Maria Coldre, explicou que o curso acontecerá ao longo do ano. "São cinco cursos bem distintos, mas que têm o mesmo valor e a mesma necessidade para contribuir com a consolidação da rede de saúde pública, melhoria de assistência à população, gestão dos recursos públicos e dos serviços públicos", disse Elaine.
Para a gestora, que responde pelo Hospital Sírio-Libanês na Baixada Cuiabana, a parceria com o Univag é fundamental, uma vez que o volume de participantes é grande e a instituição oferece um espaço qualificado. "São 140 alunos e o Univag atende as necessidades com disponibilização de salas, equipamentos tecnológicos, rede de internet, uma ótima localização e um bom fluxo, que possibilita acolher o aluno ao longo do ano em um ambiente adequado", pontuou Elaine.
A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Araújo, falou da importância da parceria do ensino com a prática. "É um desafio. Essa parceria do ensino com a prática é fundamental e é um tema que vínhamos debatendo ao logo dos anos. Não dá mais para trabalhar com essa distância, da teoria e prática. Os desafios não são fáceis. Vocês são privilegiados com cursos de excelência", disse a secretária.
Os cursos são na modalidade semipresencial, com carga horária total de 360 horas, sendo 288 horas presenciais e 72 horas EAD, com encontros mensais no Univag, de três dias consecutivos. O período do curso é de noves meses, com duração de março até novembro de 2017.
Uso de celular aumenta entre idosos, diz estudo
Sábado, 26.07.2025 08h41
Prefeitura de VG inicia obras para ampliação de escola
Sábado, 26.07.2025 08h12
MPF apura falhas no tratamento de câncer pelo SUS em MT
Sábado, 26.07.2025 08h00
Cuiabá promove 1º Mutirão do CadÚnico
Sábado, 26.07.2025 06h15
Governador se reúne com engenheiros de MT
Sábado, 26.07.2025 01h19