Quinta-Feira, 08 de Fevereiro de 2018, 09h27
MOBILIDADE
VG reforça sinalização no trânsito
Da Redação
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana visando à implantação de políticas de infraestrutura e mobilidade urbana está promovendo nas principais Avenidas e bairros ação de melhoria na acessibilidade e mobilidade urbana da cidade e ainda a execução do Plano Sustentável para Mobilidade Urbana que integra o projeto de Revitalização e Modernização do Sistema Viário e de Sinalização. Nesta etapa do Plano foi executada revitalização nas faixas de pedestres, implantação de sonorizadores, novas sinalizações e manutenção das existentes. Para efetivar a ação foram investidos cerca de R$ 200 mil reais recursos próprios da Pasta.
Também como parte dos esforços para reduzir o número de acidentes no trânsito incluem a manutenção de sinalização em três corredores de intenso tráfego, revisão de sinalização com maior índice de ocorrências, implantação de lombofaixas em locais com elevada concentração de pedestres. As principais Avenidas e Ruas contempladas com esta etapa da ação foram: Castelo Branco; Alzira Santana; Couto Magalhães; Feb; Vereador Jorge Witzak; Gonçalo Botelho de Campos; Ary Paes Barreto e Estrada da Guarita.
O secretário da Pasta, Breno Gomes, disse que a ação desenvolvida desde início da gestão é um novo modelo operacional do Plano Sustentável de Mobilidade Urbana com maior presença de equipes em campo, com isso gerou melhoria expressiva no sistema viário principal da cidade a partir da remoção das interferências e atendimento mais eficiente das demandas.
O objetivo da medida é evitar ou reduzir o número de acidentes nos locais, segurança na travessia de pedestres e melhoria na aparência da cidade. Segundo o secretário, a Prefeitura tem trabalhado levantando dados de diversas regiões da cidade. Assim, a Pasta tem conhecimento dos locais onde será necessário adotar alguma medida. “Nós temos trabalhado com levantamento de demandas e já sabemos que existem cruzamentos onde já se faz necessária a instalação de um semáforo e/ou faixas de pedestres e sonorizadores”, explicou.
“Sabemos que temos muito a fazer, mas já fizemos muito. São campanhas de conscientização, mudança de sentido de rua com objetivo de tornar a via mais um corredor de trânsito, reduzindo o tráfego em outras ruas. Várzea Grande está em processo de revitalização de suas vias, além da sinalização através de pintura de meio fio e faixas. Tudo isso contribui com a organização e fluidez do trânsito”, argumentou.
As implantações e manutenções destes equipamentos públicos, bem como outras medidas que estão sendo tomadas nesse sentido, irão otimizar e melhorar o fluxo do trânsito na cidade. “Além disso, o trabalho obedece à determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como o artigo 80, que diz que os locais onde tiverem sinalização horizontal devem ser “perfeitamente visível e legível durante o dia e a noite, em distância compatível com a segurança do trânsito”", frisa o secretário.
Breno Gomes ressalta que com a implantação do novo sistema de revitalização e modernização, Várzea Grande ficará muito mais organizada e sustentavelmente correta. O projeto também prevê pintura de faixas horizontais.
Enteda porque cidade de MT criou aeroporto para receber ETs
Domingo, 13.07.2025 11h32
Limpurb vai atender 17 bairros em uma semana
Domingo, 13.07.2025 11h29
Ministro manda "Gordão do CV" esperar decisão do TJ-MT
Domingo, 13.07.2025 11h04
Nutricionistas da rede escolar recebem formação continuada
Domingo, 13.07.2025 10h12
Pesquisa internacional investiga fungo que causa doença em trabalhadores rurais
Domingo, 13.07.2025 09h36