Segunda-Feira, 17 de Junho de 2024, 13h50
Vidal comemora a aprovação da lei sobre o uso de mantas térmicas e a ausência de novas fatalidades
Da Redação
Aprovada pelo Executivo Municipal em janeiro deste ano, a lei nº 7.044/2023, que estabelece critérios para a utilização de mantas térmicas em animais domésticos em clínicas veterinárias e pet shops da capital, completou cinco meses. Autor, o vereador Sargento Vidal (MDB) celebrou este marco.
Popularmente conhecida como "PL Charlote", a regulamentação foi criada após a cadela da raça shih-tzu, Charlote, de oito anos, ser esquecida em uma manta térmica após receber atendimento em uma clínica veterinária, em Cuiabá. O caso, registrado em abril de 2023, resultou em queimaduras por todo o corpo do animal, que morreu devido aos ferimentos.
Na época, o vereador lamentou profundamente a tragédia e se comprometeu a buscar soluções para prevenir casos semelhantes no futuro, o que levou à criação do PL. "Esta semana completam cinco meses desde que o projeto de lei foi sancionado e entrou em vigor em nossa cidade. Um trabalho que começou no ano passado, após a morte da cadelinha Charlote. Para evitar novas tragédias, fomos em busca de medidas preventivas para salvar vidas", afirmou.
A nova lei exige a capacitação e certificação dos profissionais e funcionários dos estabelecimentos registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) para o manuseio adequado de mantas, colchões ou colchonetes térmicos.
O uso desses dispositivos deve ser recomendado por um médico veterinário responsável para pets (cães e gatos) que apresentem hipotermia durante cirurgias e procedimentos. Além disso, a manutenção e o monitoramento ficam a cargo da equipe clínica, garantindo a instalação correta e segura para evitar possíveis danos à saúde e à vida dos animais.
Vidal destacou que a ausência de novas fatalidades decorrentes do uso inadequado de mantas térmicas é uma grande vitória que merece ser reconhecida. "Graças a Deus, nenhum outro pet faleceu por este motivo, do qual temos conhecimento. Esta é uma conquista para todos nós. A manta é um produto extremamente útil na medicina veterinária porque salva vidas, mas deve ser usada corretamente, com profissionais capacitados", concluiu.
TJ solta "traficante do CV" para cuidar de filhos menores em MT
Quarta-Feira, 30.07.2025 20h29
Multinacional de tecnologia conhece projeto de VG
Quarta-Feira, 30.07.2025 19h15
Seciteci participa de encontro nacional do Programa Mulheres Mil
Quarta-Feira, 30.07.2025 19h07
Procurador defende que ECA é lei mais importante
Quarta-Feira, 30.07.2025 19h06
DPEMT divulga trabalhos aprovados para o VI Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar
Quarta-Feira, 30.07.2025 18h06