Terça-Feira, 29 de Outubro de 2024, 15h56
ORDEM
Xênia detona estilo de Gisela na OAB: "gestão de duas pessoas"
Candidata cita que subseções aumentaram repasses após pressão
Da Redação
A candidata à presidência da OAB-MT Xênia Guerra expressou duras críticas à gestão atual da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional de Mato Grosso, acusando-a de ignorar as necessidades das subseções do interior do estado e lembrá-las apenas durante o período eleitoral. Segundo Xênia, a relação com as subseções no interior tem sido marcada por um nítido distanciamento com a administração centralizada em poucas pessoas e decisões sendo tomadas de forma isolada, sem diálogo com as lideranças locais.
Xênia, que também é presidente da subseção de Sinop, destacou que o aumento do repasse às subseções, um recurso essencial para fortalecer a advocacia no interior, só foi alcançado devido à pressão contínua dos presidentes das subseções. “Ninguém veio para o interior no começo da gestão dizer: ‘Olha, vou dar o reajuste de repasse para você’. Nós tivemos que passar o primeiro ano inteiro brigando para aumentar o repasse das subseções,” declarou Xênia.
A candidata ainda criticou a atual gestão por, segundo ela, criar uma imagem de união e proximidade com as subseções no momento da eleição, enquanto no decorrer do mandato o interior teria sido amplamente negligenciado. "No período eleitoral, ouvimos o discurso de que todos somos Ordem, de que todos somos importantes e de que é ‘sobre pessoas’. Mas, na prática, o que vemos é uma gestão feita por uma ou duas pessoas que decidem tudo, enquanto nós, do interior, estamos aqui na ponta, trabalhando no dia a dia e sendo esquecidos,” afirmou Xênia.
Atualmente, Xênia conta com apoio de 20 presidentes de subseções, o que reforça a uma insatisfação generalizada entre as subseções, que buscam maior representatividade e recursos para atender as demandas da advocacia fora da capital. A advogada liderou um movimento pela proporcionalidade entre capital e interior e hoje conta com representantes de todas as subseções em sua chapa, tendo 49 membros do interior e 46 da capital.
“Eu vou construir uma gestão que valorize de fato todas as regiões, garantindo que o interior tenha voz ativa na Ordem”, finalizou Xênia, em evento realizado na cidade de Lucas do Rio Verde.
Advogado | 30/10/2024 08:08:53
Interessante um grupo que há aproximadamente 22 anos preside a OAB, monta uma chapa com o slogan "CORAGEM PARA MUDAR" ... Acorda meu povo se em 22 anos nada foi feito, não vai ser agora ... PARA MUDAR É CHAPA 2. PEDRO PAULO NA CABEÇA.
Naldo Rosa | 29/10/2024 16:04:42
agora pronto.... ta cuspindo no prato que comeu... é uma ingrata mesmo, jamais terá meu voto...
CNJ define futuro de desembargador e juiz federal afastados em MT
Segunda-Feira, 28.07.2025 20h50
Presença no Xingu reforça compromisso da Defensoria com os povos indígenas
Segunda-Feira, 28.07.2025 18h57
Professores são qualificados para aprendizagem de estudantes surdos
Segunda-Feira, 28.07.2025 18h32
Bombeiros recebem equipamentos para reforçar combate
Segunda-Feira, 28.07.2025 18h25
Planejamento e liderança são debatidos em encontro nacional do MP
Segunda-Feira, 28.07.2025 18h10