Segunda-Feira, 04 de Outubro de 2021, 11h56
'A dança como consciência da ancestralidade cuiabana' é tema do Encontro de Dança e Cultura da Cidade Educadora
Da Redação
Estudantes e profissionais das unidades educacionais da rede pública municipal de ensino de Cuiabá vão participar do Encontro Interescolar de Dança e Cultura da Cidade Educadora – Eidancce, realizado pelo Grupo Corpo, Educação e Cultura, vinculado à Universidade Federal Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Em sua vigésima edição, o encontro terá como tema ‘A dança como consciência da nossa ancestralidade’ e, este ano, será on-line em razão das medidas de biossegurança contra a Covid-19, com transmissão pelo @portalescolacuiabana, no Youtube.
A organizadora do Eidancce, Sueli Xavier contou que o encontro, de caráter científico cultural, tematiza as danças e as relações étnicos raciais na escola visando fortalecer a história e a cultura cuiabana, de tradições ameríndias afro-brasileira. “A proposta é realizar práticas pedagógicas interculturais, palestras, rodas de conversa e apresentações, culminando num espetáculo na semana da consciência negra, no mês de novembro. Nesse processo, fortalecemos as ações voltadas para o reconhecimento dos corpos e suas diversas identidades, nas escolas de Educação Básica localizadas no Vale do Rio Cuiabá, valorizando suas expressões e corporalidades”, explicou a organizadora.
Em 2021 o encontro terá três etapas. No dia 14 e 15 de outubro serão realizados de forma on-line, espaços formativos para as práticas pedagógicas (oficinas) para o ensino da dança nas escolas. E em 19 de novembro, o ‘Evento Eidancce’ oferecerá mesas redondas com parceiros do Coeduc, Faculdade de Educação Física (FEF) e Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMT.
A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins disse que um dos objetivos do encontro é o desenvolvimento de projetos pedagógicos voltados ao reconhecimento das identidades indígena e afro-brasileira na população cuiabana. “O encontro é também um incentivo para que os educadores desenvolvem projetos e atividades nos espaços escolares voltados às relações étnico-raciais, cumprindo a legislação (Leis 10.639 de 2017 e 11.645, de 2008), que determina a obrigatoriedade de inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica”, destacou Marcela Rezende.
Além de dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelas escolas, o projeto fortalece a formação dos profissionais da educação qualificando a prática pedagógica no ensino da dança.
O Eidancce é aberto a participação de toda a comunidade estudantil e profissionais de outras áreas interessados no tema. Segundo os organizadores o evento já conta com 121 inscritos.
MP proíbe entrada de menores de idade no Baguncinha Festival
Sábado, 12.07.2025 17h35
Artes com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas em Brasília
Sábado, 12.07.2025 16h44
Apoio estatal garante filme de MT em Gramado
Sábado, 12.07.2025 07h25
Empresário rompe sociedade com deputado em restaurante em Cuiabá
Sexta-Feira, 11.07.2025 21h14
Lambadeiros abrilhantam Festival Chico Gil na Expoagro
Sexta-Feira, 11.07.2025 20h11