Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2024, 23h16
Advogado de MT funda academia no DF
Da Redação
A cidade de Brasília foi fundada em 21 de abril de 1960, por Juscelino Kubitschek. Não obstante tal cidade seja o centro da tomada de decisões de todo país, concentrando as sedes dos três poderes e das principais instituições jurídicas do país, nunca em sua história, teve uma Academia Jurídica, que representasse os principais pensadores no campo do direito. Contudo, na ultima quarta feira 11/12, foi fundada na capital federal, no auditório da Escola Superior do Ministério Público da União, a Academia Brasileira de Direito, em uma noite festiva, prestigiada por muitas autoridades. Após efetuada a composição da mesa, a solenidade foi presidida pelo Presidente da Academia Brasileira de Direito, o advogado Mato-grossense Fábio Capilé, que tomou o compromisso do então empossado, primeiro presidente da referida Academia, Manoel Jorge e Silva Neto, atual Sub Procurador Geral do Trabalho, que, após diplomado, passou dar posse aos demais integrantes.
A mesa principal também foi composta, dentre outras autoridades, pelo Ministro do STJ, Ribeiro Dantas, a Ex Ministra e atual Conselheira Federal eleita da OAB Federal Maria Claudia Bucchianeri, e pelo conferencista da noite e também integrante da academia, Procurador Geral da República Paulo Gustavo Gonet Branco. A instalação/fundação da Academia decorre de um planejamento estabelecido pela ABD no sentido de difundir a cultura jurídica em todo país através da criação das referidas instituições em vários Estado.
Capilé, considera como elementoprioritário em sua gestão a fundação de diversas academias no país. Até a presente data, já foram fundadas a Academia Mato-grossense de Direito, Academia Paraibana de Direito, Academia Parnaibana de Direito, Academia Carioca de Direito, Academia de Direito do Mato Grosso do Sul, e agora, a Academia Brasiliense de Direto. Ainda, para o inicio de 2025, existe projeto para fundação da Academia Tocantinense de Direito, Academia Potiguar de Direito, Academia Paranaense de Direito e Academia de Direito do Rio Grande do Sul, além, da participação na instalação da Academia Acreana de Letras Jurídicas.
Exposição destaca mulheres negras que rompem barreiras na ciência
Segunda-Feira, 21.07.2025 17h12
Exposição Coisa de Preta traz oficinas, rodas de conversa e atrações culturais em Cuiabá
Segunda-Feira, 21.07.2025 15h22
MT promove Arraiá da Cidadania com serviços
Segunda-Feira, 21.07.2025 14h31
Saiba tudo do casamento do ano em Cuiabá
Segunda-Feira, 21.07.2025 13h46
Deputado exalta importância da Festança de Villa Bela
Segunda-Feira, 21.07.2025 11h27