Cultura

Quinta-Feira, 27 de Junho de 2024, 11h15

Barbearias projetam dobrar faturamento com serviços premium

Da Redação

 

A preocupação dos homens com a aparência está impulsionando o segmento de cuidados masculinos e exigindo um novo approach dos barbeiros, que projetam um aumento no faturamento por meio de serviços de maior complexidade e valor agregado. A Pivot Point,  centro de aperfeiçoamento global para profissionais de beleza, registrou um aumento de 58% nas matrículas do curso Barber Edition em 2023, em relação ao ano anterior.

“O Brasil é um mercado em expansão e com crescimento expressivo nos últimos anos quando o assunto é o cuidado dos homens com a aparência. Em 2023, a capital paulista foi o principal mercado para a Pivot Point, respondendo por 52% dos certificados , dos quais 27% são de barbeiros”, destaca Marcelo Raskin, CEO da Pivot Point  no Brasil. 

O curso Barber Edition, que dura 2 dias, é o maior objeto de desejo dos profissionais. “No passado a profissão de barbeiro era construída principalmente nos bairros, de maneira informal, mas hoje a qualificação técnica é absolutamente imprescindível, pois o cliente está cada vez mais exigente e informado”, afirma Marinaldo Oliveira, CEO da Barbearia Bar, rede de franquias que registrou um crescimento de 40% em 2023, acumulando 24 mil clientes atendidos e faturamento de mais de R$ 1 milhão. Para 2024, a rede projeta no mínimo, dobrar o faturamento com foco na expansão da sua atuação e na contratação de profissionais qualificados. 

Segundo Oliveira, o conhecimento técnico dos profissionais é um dos principais diferenciais a impulsionar o crescimento da rede. O compromisso com o desenvolvimento profissional é tão estratégico para o negócio que atualmente 60% da equipe é certificada pela Pivot Point. “O barbeiro, ao entrar em nossa rede, é incentivado a realizar cursos de aperfeiçoamento e acompanhar todas as tendências em beleza masculina. Em 2023 tivemos cerca de 24 profissionais que participaram dos módulos de Barber Edition da Pivot Point, e nosso objetivo é que toda a equipe obtenha a certificação", conta o CEO da Barbearia Bar, que hoje conta com seis unidades em São Paulo, entre capital, Jundiaí e Sorocaba, e prevê finalizar 2024 com o dobro de franquias.

Se as barbearias hoje precisam ir além do óbvio “barba, cabelo e bigode”, investindo em serviços como limpeza de pele e terapia capilar, além de espaços para entretenimento, também os cursos de aperfeiçoamento profissional precisam contar com educadores altamente capacitados, com enfoque científico  e uma metodologia internacionalmente reconhecida. Com  academias em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, a Pivot Point tem no currículo do curso Barber Edition  conteúdos como técnicas de corte com tesouras e máquinas, além de geometria da barba, entre outras. 

Na Pivot Point, os barbeiros aprendem ainda cortes específicos, como o estilo Mullets, com texturização e finalização. Durante o curso, que tem 21 horas aula, também são exploradas as diferentes formas de uso de máquinas de corte e acabamento, tipos de tesouras, pentes e análises para diferentes curvas da cabeça. “O certificado da Pivot Point é visto no mercado como um verdadeiro passaporte, pois o profissional sai preparado para trabalhar nos melhores salões”, acrescenta o CEO do centro de aperfeiçoamento profissional no Brasil, Marcelo Raskin.

Sobre a Pivot Point

Líder mundial no aperfeiçoamento de profissionais cabeleireiros e barbeiros, a Pivot Point oferece um sistema exclusivo de educação continuada, criado em 1962, em Chicago, nos Estados Unidos. Inspirada na Escola de Bauhaus, o idealizador Leo Passage desenvolveu uma metodologia exclusiva e patenteada, na qual utilizou a base do design para transformar a atuação dos profissionais no salão de beleza. Desde 2003 no Brasil, a Pivot Point integra a Gera Partner, holding que atua na importação e distribuição de produtos, além do  desenvolvimento técnico de profissionais do segmento da beleza.

barbearia

babraria

barbearia

Confira também: Veja Todas