Sábado, 22 de Maio de 2021, 12h55
ACENDIMENTO DE LUZES
Beco do Candeeiro ganha encenação fixa
Da Redação
O Beco do Candeeiro se ilumina com arte e cultura cuiabana. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, apresenta a encenação Luz Candeeiro, executada pelo grupo de siriri Flor do Campo, grupo Camerata e narração de Edmilson Maciel, que acontece como programação fixa no local, todas às quintas-feiras, às 19h, com entrada franca e limitada a 70 pessoas, respeitando as medidas de biossegurança em decorrência da pandemia da COVID-19.
"Valorizar a cultura cuiabana é resgatar a autoestima da nossa gente e com isso dar mais qualidade de vida para as pessoas. Nossa gestão trabalha cada vez mais para restaurar o Centro Histórico, preservar nossas tradições, porque isso é a essência de ser cuiabano e move a cidade para um futuro cheio de realizações", disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
As apresentações acontecem respeitando as medidas de biossegurança, como limite de entrada em 70 pessoas, distanciamento mínimo de 1,5 metros, uso obrigatório de máscara, medição de temperatura e disponibilização de álcool 70%.
"Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro estamos montando uma programação fixa para o beco, vamos ocupar esse espaço com cultura, arte, com valorização dos nossos artistas, gerando emprego, renda e alegria", disse a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob.
Edmilson Maciel adentra o beco narrando a história do local ladeado por dançarinos cobertos por capas e com tochas em suas mãos. Na sequência, os candeeiros se acendem, as capas são retiradas e o que se vê é a alegria das roupas coloridas do siriri.
Ao som de "São Benedito padroeiro, santo negro, fica de frente para o Beco do Candeeiro", bailarinos dançam com os pés em choque contra as pedras calçadas da rua mais antiga de Cuiabá. Com os olhos atentos, a pedagoga Edinéia Fátima Silva Costa, de 49 anos, registra o momento para mostrar a mãe.
"Meu avô era cururueiro, estou gravando para mostrar a minha mãe que vai ficar muito emocionada de ver isso. Está tudo muito lindo, maravilhoso, eu não vim na inauguração, mas vivenciar essa transformação é emocionante. É um lugar que passei com minha mãe quando era criança, eu andava aqui de mãos dadas com ela quando moravam famílias. Depois disso a gente tinha medo. E agora olha que maravilha. Esse movimento de trazer o artesanato, a arte, fazer disso ocupado, com amor e calor humano é maravilhoso", disse Edinéia.
O Beco do Candeeiro foi entregue totalmente restaurado no dia 14 de maio de 2021 pelo prefeito Emanuel Pinheiro. A obra contou com apoio das Secretarias de Ordem Pública, Assistência Social e também do Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). O valor investido de R$ 247 mil é fruto de um Termo de Ajuste de Compromisso (TAC) e faz parte do calendário de entregas em comemoração ao aniversário de 302 anos de Cuiabá, um resgate histórico da arquitetura local.
Museu da Caixa D’Água recebe pinturas com paisagens do Japão, Canadá e Pantanal
Quarta-Feira, 16.07.2025 16h56
Universitária de Primavera vence Miss Mato Grosso deste ano
Quarta-Feira, 16.07.2025 13h13
Mais de 6 mil curtem Festival Chico Gil
Quarta-Feira, 16.07.2025 12h18
Orquesta CirandaMundo realiza mais duas sessões
Quarta-Feira, 16.07.2025 10h34
"Virou nossa trilha sonora", dizem noivos
Terça-Feira, 15.07.2025 16h29