Quinta-Feira, 17 de Junho de 2021, 14h55
BPW inaugura primeiro ateliê do Chita & Fuxico
Da Redação
O Associação Cultural Flor Ribeirinha da comunidade de São Gonçalo Beira Rio, receberá o projeto Chita & Fuxico, idealizado pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá. Neste sábado, 19 de junho, ás 9 horas, será inaugurado o primeiro ateliê de costura do projeto, Núcleo Flor Ribeirinha, em evento híbrido, transmitido por meio da plataforma Zoom, pelo Youtube, para várias partes do país, e exterior, mercados internacionais prospectados com apoio da BPW Brasil.
Há quase 20 anos a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, vem desenvolvendo projetos que impactam positivamente a sociedade. Tem uma trajetória marcada por ações que empoderam a mulher em diversas esferas, e também contribuem com o empreendedorismo feminino.
O Chita & Fuxico foi criado em 2018 e já tem sua marca registrada. Contempla em seu eixo estrutural a qualificação e a autonomia econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social, por renda, vítimas de violência doméstica e mães com filhos portadores de necessidades especiais.
Na parceria, a Associação Cultural Flor Ribeirinha está disponibilizando espaço da sua sede, reformado e equipado pela BPW, para a produção e aprendizagem, coordenará o projeto localmente, selecionará as participantes e as facilitadoras de confecção de chita e do fuxico, que inicialmente serão custeadas com recursos da ONG Feminina que recebeu doações e adquiriu máquinas de costuras e matérias primas através de live musical solidária realizada no ano passado.
Visando tornar o projeto uma griffe, com costura criativa, utilizando tecidos de cores alegres que fazem parte da cultura, tradição e regionalidade, a presidente da BPW Cuiabá, Zilda Zompero diz que a organização no estágio atual, intenciona não só o mercado local, mas busca também o nacional e internacional.
Para auxiliar no objetivo de conquistar mercados, a BPW Cuiabá está contando com a consultoria especializada, de Fernanda Maximiano e Lais Gulin, além da conselheira superior e coordenadora da Comissão de Responsabilidade Social, Sueli Batista. No lançamento do projeto Chita & Fuxico, Mariza Bazo, conselheira superior da BPW Cuiabá, fará apresentação da linha de produtos.
Serão leiloadas obras de arte dentro da temática do Chita & Fuxico. As telas foram doadas pelos artistas Adriano Figueiredo, Rafael Jonnier, Odete Venâncio e Nadja Lammela. Duílio Sampaio, doou uma viola de cocho.
Na ocasião, o Grupo Flor Ribeirinha fará uma apresentação de parte de seu repertório de dança, terá ainda música regional com a participação de Pescuma, e a cantora Deize Águena, coordenadora da Comissão de Cultura da ONG Feminina, que estará acompanhada do violonista Rusível.
A fundadora e presidente da Associação Cultural e do Grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, enaltece a importância do projeto da BPW para a comunidade de São Gonçalo Beira Rio. Ela frisa que é um dos projetos mais esperados, tendo em vista o trabalho com as mulheres que terão oportunidade de costurar, criar e elaborar novas peças. “É com muito orgulho que recebemos o Chita & Fuxico, que terá muito sucesso. O projeto atenderá a nossa comunidade e bairros com a qualificação, que poderá gerar renda para as famílias, e será desenvolvido aqui no Quintal”, disse ela, reforçando que através da arte e da cultura, os projetos transformam a vida das pessoas. As ações por meio das parcerias ganham força e estimulam a comunidade.
Deputado exalta importância da Festança de Villa Bela
Segunda-Feira, 21.07.2025 11h27
Festa leva elite de MT a Chapada em agosto
Segunda-Feira, 21.07.2025 10h18
Governo leva produções de MT para a maior feira de artesanato
Domingo, 20.07.2025 16h52
Filme de Dira Paes será exibido neste domingo em Cuiabá
Domingo, 20.07.2025 15h21
Casamento luxuoso de empresários reúne milionários em Cuiabá
Domingo, 20.07.2025 12h28