Cultura

Sábado, 01 de Outubro de 2022, 21h26

Com cores e camisa do Brasil, 'moda favela' domina festas

GAZETA DIGITAL

Camisa de time, óculos ‘juliet’, chinelo kenner, brincos de argolas, durag, pelos descoloridos, blusas personalizadas, buckets. Esses são alguns dos acessórios e características que compõem a ‘estética di cria’, que pode ser usada por qualquer pessoa. A combinação de roupas com cores da bandeira do Brasil têm sido a escolha de muitos desejam desatrelar a imagem da bandeira de grupos políticos e reforçar que ela é de todos os brasileiros. 

Em Cuiabá, o conceito brasilcor e a ‘estética di cria’ têm feito sucesso, principalmente entre os jovens. As roupas e os acessórios (brincos, óculos, correntes) compõem o visual deste público para festas e 'rolês' realizadas na capital. Alguns desses eventos já pedem a vestimenta seja na linha ‘di cria’, mandrake, entre outras nuances do mesmo estilo. Seja qual for o gênero, para compor o figurino não pode faltar a camisa da seleção brasileira. O objetivo é ousar! E nem é preciso gastar muito para isso.

A estudante Vitória Portes destaca que tem aproveitado o ano de Copa do Mundo para resgatar o orgulho de vestir a camisa do Brasil. "Acho incrível a moda. Porém, é preciso saber de onde vem. A favela sempre produziu coisas incríveis. Tem artistas no mundo da música, na dança, na moda, em tudo".

A "estética di cria" surgiu nas favelas, principalmente do Rio de Janeiro, e tem dominado todo o Brasil. A internet e as redes sociais acelera a expansão das tendências, que antes ficavam concentradas nos grandes centros. Agora, o que é visto em um lugar atinge diversas regiões simultaneamente.

Cabe destacar que estilistas de favelas têm investido na composição de coleções que tentam dar um novo olhar sobre a bandeira do Brasil. Pinã é a marca criada pelo estilista carioca Jeanderson Martins, conhecido como Abacaxi. O jovem explora a cultura dos anos 2000 e tem impactado positivamente a moda brasileira. A marca é uma das que sempre usou as cores nacionais nas criações. Sensualidade, recortes únicos e muita ousadia são algumas das particularidades da Piña.

Confira também: Veja Todas