Sábado, 29 de Junho de 2024, 13h01
OITAVA EDIÇÃO
Comunidade lava escadarias de igrejas em Cuiabá e pede paz
YURI RAMIRES E ALINE COSTA
Gazeta Digital
Usando branco, com água de cheiro, cantos e danças, a comunidade afro-brasileira de Mato Grosso pediu intercessão pela paz, durante a 8ª edição da lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito, na manhã deste sábado (29), em Cuiabá. O evento neste ano tem como tema “Energia Ancestral Axé!”.
A lavagem faz parte do calendário cultural oficial do município e começou por volta das 5h no Museu da Imagem e do Som (MISC). De lá, os participantes se concentraram no largo da igreja e só por volta das 9h desceram um trecho da avenida Coronel Escolástico.
“O ato tem a missão de visibilizar as comunidades tradicionais, trazer a cultura afro-brasileira para esses espaços”, lembrou Lindisey Sá, uma das organizadoras do ato, que começa a ser construído um ano antes.
Mais do que isso, o ato tem como objetivo promover a igualdade racial, cultura, combater o racismo e claro, a intolerância religiosa. “Nosso espaço é aqui. Não se trata de um evento religioso, é um evento cultural”, lembrou Lindisey.
Kelly Cristina dos Reis veio de Cáceres (225 km ao oeste de Cuiabá) para participar do evento. Ela contou que é descendente de escravos da cidade de Sacramento, em Minas Gerais. O pai chegou em Jauru em 1948 e depois se mudou para Cáceres.
“Estar aqui hoje é muito gratificante, a gente coloca em prática o que a religião tem nos ensinado, o que nossos ancestrais ensinaram. O ano só começa depois da lavagem, do encontro com a irmandade, que traz muita paz e energia positiva para nós”, disse.
Elizabeth Corrêa Carvalho da Silva é cuiabana, mas mora em João Pessoa, na Paraíba. Ela fez questão de estar presente no evento, já que participa há 8 anos. “Vale muito a pena, é muito bom estar aqui, é uma energia”, disse à reportagem do . Para ela, o encontro é de pessoas com um só pensamento.
“Estamos energizados pelos nossos ancestrais. A lavagem já virou uma tradição e eu estava pensando, esse nosso movimento tem que acontecer todos os dias, essa é a paz que a gente busca”, finalizou.
Deputado exalta importância da Festança de Villa Bela
Segunda-Feira, 21.07.2025 11h27
Festa leva elite de MT a Chapada em agosto
Segunda-Feira, 21.07.2025 10h18
Governo leva produções de MT para a maior feira de artesanato
Domingo, 20.07.2025 16h52
Filme de Dira Paes será exibido neste domingo em Cuiabá
Domingo, 20.07.2025 15h21
Casamento luxuoso de empresários reúne milionários em Cuiabá
Domingo, 20.07.2025 12h28