Cultura

Quarta-Feira, 22 de Julho de 2020, 09h49

VIRTUAL

Concerto virtual comemora 50 anos da UFMT

G1-MT

 

O pianista Pedro Henrique Calhao e o saxofonista Chico Macedo vão fazer um duo memorável nesta quinta-feira (23), em homenagem à Marília Beatriz de Figueiredo Leite, escritora, professora, membro da Academia Mato-grossense de Letras e primeira coordenadora de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Marília faleceu no dia 3 deste mês, em Cuiabá, vítima da Covid-19.

O concerto planejado para comemorar os 50 anos da UFMT e devido à pandemia será transmitido pela internet.

A coordenação de Cultura e Vivência programou uma série de eventos que iriam acontecer ao longo do ano e que seriam publicados mensalmente. O projeto se chama “A importância da Cultura nos 50 anos da UFMT”.

A apresentação será feita no palco da Plataforma Virtual Cultura e Vivência da UFMT.

A apresentação em homenagem à Marília Beatriz contará com obras do músico argentino, Astor Piazzolla, considerado o mais importante compositor de tango da segunda metade do século XX. O evento acontecerá às 20h e será transmitido pelo site da coordenação.

No dia 25 de julho, Pedro Henrique Calhao se apresentou no primeiro concerto virtual. O pianista tocou obras de Chopin, Lecuona e Piazzolla que e foi gravado no dia 15 de junho na “Sala de Concerto Arone” no bairro Vila Mariana em São Paulo.

O concerto teve em média uma duração de 50 minutos a 60 minutos.

Pedro Henrique Calhao foi o solista do “Concerto Tricentenário para Piano e Orquestra”, que foi realizada em homenagem aos 300 anos de Cuiabá, com a Orquestra Sinfônica da UFMT, em agosto de 2018. Como recitalista, se apresenta pelo Brasil, incluindo as cidades de Cuiabá, São Paulo, Curitiba e Fortaleza.

Marília Beatriz morreu depois de passar quatro dias internada com Covid-19.

Ela foi uma das fundadoras da UFMT e ingressou como docente na Faculdade de Direito de Cuiabá em 1970.

 

 

Confira também: Veja Todas