Terça-Feira, 06 de Maio de 2025, 17h07
FÉ E TRADIÇÃO
Devotos se mobilizam para Novena de Santa Rita de Cássia
Da Redação
Tradicional Novena da Capela Santa Rita de Cássia será realizada entre os dias 13 e 21 de maio, com missas diárias ao meio dia. No dia 22, terá a celebração festiva com a procissão, às 18h00, seguida da missa às 19h00. Depois, o jantar, com um cardápio regional e cultural. A histórica Capela de Santa Rita está localizada no cruzamento da Rua 13 de Junho com Avenida Dom Bosco, região central de Cuiabá.
Toda a celebração de Santa Rita de Cássia, conhecida como a Santa das Causas Impossíveis, tem a previsão de reunir pelo menos 5 mil fiéis e lotar a Capela e o seu anexo, diariamente, além da multidão que acompanha a festividade no dia 22 de maio. Com o tema Santa Rita, Peregrina da Esperança, durante os nove dias, a celebração vai abordar a jornada de amor da Santa, seja no renovar, no caminhar, na união, na fé e no sacrifício.
Durante a novena, centenas de fiéis relembram os favores e milagres prestados por Santa Rita de Cássia, uma das mais populares em Mato Grosso. Sua história de vida é uma lição de fé, bondade e humildade.
A festividade de Santa Rita de Cássia, além de homenageá-la, estende a sua benevolência para manter a Capela e a Asilo Santo Rita, associação filantrópica, sem fins lucrativo, que atende dezenas de crianças carentes. A entidade é sustentada por doações voluntárias e que nunca recebeu verbas de instituições públicas. Toda a arrecadação obtida, com a venda de camisetas, ao custo de R$ 45 cada, e o jantar no valor de R$ 22 cada, será revertida em benefício da capela e do asilo.
Escolhida rainha da Novena de Santa Rita de Cássia 2025, a advogada Samira Martins frequenta a Capela há duas décadas. “Participo da novena desde 2005 e testemunho o impacto dessa devoção, que ultrapassa gerações. A Capela celebra missas em honra a Santa Rita todas as terças-feiras ao meio-dia, além do dia 22 de cada mês — reforçando o elo permanente entre a santa e os devotos”, diz a rainha. Francinei de Jesus é o rei deste ano.
Samira lembra também que fazer um serviço voluntário é espalhar amor. “É uma missão de amor. Servir voluntariamente é uma forma de retribuir as graças recebidas, e espalhar a fé é um chamado que toca a alma. Ver a transformação das pessoas através da oração e da solidariedade nos fortalece. Cada gesto, cada ajuda, por menor que pareça, carrega um valor enorme quando é feito com o coração”, reforça a rainha. .
Samira cita ainda a dedicação da Coordenação da Capela Santa Rita de Cássia, sob a liderança de Odilio Euzébio dos Santos. “É um homem dedicado, de fé firme e coração generoso. Ele está sempre à frente das atividades religiosas e sociais da comunidade, com um olhar atento às necessidades da Capela e do Asilo Santa Rita. Sua liderança é marcada pelo trabalho em equipe e pelo exemplo de serviço, sendo uma verdadeira inspiração para todos que convivem com ele”, destaca.
Asilo Santa Rita de Cássia
É uma instituição católica centenária. Atualmente atende 35 meninas em situação de vulnerabilidade. Elas recebem amparo e educação. No local, elas recebem refeições, orientações, além de acompanhamento escolar. O asilo está localizando na Rua Joaquim Murtinho.
Serviço:
O quê – Novena na Capela Santa Rita de Cássia, localizada na Rua 13 de Junho, eequina com a Avenida Dom Bom Bosco
Quando: Do dia 13 ao dia 21 de maio.
Horário – 12 horas
Dia 22 – Procissão, Missa e Jantar regional – a partir das 18h00
Informações:
65 – 2127 – 2770
65 – 99983 9608
@capelasantaritacuiabá
MP proíbe entrada de menores de idade no Baguncinha Festival
Sábado, 12.07.2025 17h35
Artes com cinzas de incêndios no Pantanal de MT são expostas em Brasília
Sábado, 12.07.2025 16h44
Apoio estatal garante filme de MT em Gramado
Sábado, 12.07.2025 07h25
Empresário rompe sociedade com deputado em restaurante em Cuiabá
Sexta-Feira, 11.07.2025 21h14
Lambadeiros abrilhantam Festival Chico Gil na Expoagro
Sexta-Feira, 11.07.2025 20h11