Sexta-Feira, 30 de Maio de 2014, 19h06
“Eis-me aqui, sempre em flor Mato Grosso” encanta o público
Da Redação
O grupo Flor Ribeirinha foi convidado para representar o Brasil em uma turnê pela França e participar do Festival Mundial de Folclore na cidade francesa de Chambery, nos dias 04 a 21 de julho de 2014. A companhia de dança se programou para arrecadar fundos para custear as passagens dos integrantes e montou o espetáculo “Eis aqui, sempre em flor, Mato Grosso”, apresentado durante dois dias no Cine Teatro Cuiabá.
A Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) concedeu apoio ao evento e o secretário Fabiano Prates prestigiou a primeira apresentação, que aconteceu na quinta-feira (29.05). O gestor da pasta garante que iniciativas como estas serão sempre apoiadas pelo estado, pois é uma oportunidade de representar o Brasil e ainda mostrar a arte e cultura mato-grossense para a Europa.
“Estou realmente orgulhoso em poder colaborar com esta iniciativa e espero que o grupo Flor Ribeirinha alce vôos cada vez mais altos”, disse o secretário.
Para a realização do espetáculo o grupo contou ainda com a participação de diversos artistas regionais que não abriram mão do cachê para ajudar o grupo de dança. Entre eles está a dupla Nico e Lau que levou ao palco toda a irreverência e o bom humor do cuiabano.
Atores da Cia. Cena Onze de Teatro também deram sua contribuição em encenações cujos roteiros estão ligados intimamente à arte, cultura e história mato-grossense.
O maestro Fabrício Carvalho, Ópera Balé, Som de Jorge, Vera Capilé e Abel dy Anjos, o trio: Pescuma, Henrique e Claudinho e Edimilson Maciel também fizeram participações especiais, assim como o grupo de dança Companhia MUV que animou a platéia com uma performance de hip-hop.
A grande atração da noite ficou por conta do grupo Flor de Ribeirinha que subiu ao palco três vezes. A harmonia rítmica das canções entoadas pelos músicos, a perfeição da coreografia em cada passo e gesto dos bailarinos, além da beleza e encanto das vestes coloridas e típicas do siriri encantaram o público presente.
A companhia de dança Ópera Ballet também levou a dança para o palco do Cine Teatro Cuiabá.
Nesta sexta-feira (30) acontece a segunda apresentação em dois horários, às 19h e 21h.
Trajetória - O Flor Ribeirinha tem 20 anos de fundação e participa de todos os festivais de siriri que acontecem em Mato Grosso, justamente por ser um dos principais representantes desta dança no estado. Passou a ser referência nacional após participar da 31ª edição do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, em julho de 2013. Atualmente o Festival de Dança de Joinville é considerado um dos maiores encontros de dança do mundo e, no livro dos recordes, o Guinness Book, é citado como o maior evento no mundo em número de participantes - cerca de 4.500 bailarinos – com artistas do mundo inteiro.
O grupo mato-grossense concorreu com outros 300 grupos inscritos na categoria de dança popular e ficou entre os 10 primeiros colocados. A partir de então foram muitos os convites para mostrar a dança típica cuiabana Brasil afora como em Ouro Preto (MG), no Encontro Nacional de Danças Folclóricas, e ainda em festivais em Lima no Peru, Assunção, no Paraguai e, maias recentemente, na França.
Ator cuiabano destaca novo papel na Globo
Sábado, 05.07.2025 00h38
Sedec inaugura loja em shopping de Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 00h25
Exposição do agro tem shows nacionais gratuitos em Campo Verde
Sexta-Feira, 04.07.2025 19h00
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso prepara programação especial para as crianças
Sexta-Feira, 04.07.2025 15h05
Sesc Rondonópolis terá três dias de recreação gratuita
Sexta-Feira, 04.07.2025 14h27