Quarta-Feira, 12 de Março de 2014, 08h28
Empreendedores da área cultural já podem procurar Incubadora Mato Grosso Criativo
Da Redação
Mato Grosso é o segundo estado brasileiro a receber a Incubadora Criativa, que vai auxiliar pequenos empreendedores do meio cultural a criar e manter seus produtos, sejam eles bens ou serviços culturais. Fruto de uma parceria entre Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC) e o Governo do Estado, o escritório foi inaugurado nesta terça-feira (11), com forte presença de representantes do setor em Mato Grosso.
Além de Cuiabá, outros quatro municípios serão polos da Incubadora Mato Grosso Criativo: Alta Floresta, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Garças. Segundo Silval Barbosa, o escritório vai atuar em parceria com agentes financiadores e vem para criar oportunidades àqueles que trabalham com a cultura em Mato Grosso, para que possam se capacitar, elaborar bons projetos e desenvolver seus produtos. “É um espaço de oportunidades que está se criando com o apoio do MinC e a garantia de agentes financiadores. Só hoje tivemos quatro agentes presentes e outros certamente virão para ser parceiros”, comemorou o governador.
Ao todo, 13 estados firmaram convênio com o Ministério da Cultura, que investirá cerca de R$ 40 milhões nas incubadoras. De acordo com a secretária substituta de Economia Criativa do MinC, Geórgia Nicolau, o empenho de Mato Grosso garantiu a abertura do segundo escritório no Brasil, “a equipe foi bastante eficiente e por isso inauguramos aqui hoje”.
Geórgia ressalta a criatividade do povo brasileiro e lembra que, todos os dias, boas ideias nascem e morrem. “Queremos que com essa incubadora as ideias possam florescer e dar frutos, desde a criação de uma empresa, um novo produto, um novo serviço ou até a manutenção de um ponto de cultura. Nosso sonho é que o setor cultural possa viver do que faz e com sustentabilidade. Que com essa assessoria técnica e a ajuda de parceiros a gente possa dar vida longa a esses empreendedores”, frisou.
Por meio de edital, 11 profissionais de diferentes áreas foram selecionados para trabalharem na Incubadora, todos capacitados para as atividades de assessoramento, capacitação e elaboração de projetos, garantiu a secretária de Estado de Cultura, Janete Riva. “Este projeto vem pra suprir uma demanda. Toda a necessidade que o produtor cultural tiver ele vai aprender no escritório. Basta ter criatividade e buscar a incubadora que ele terá capacitação”.
Ator cuiabano destaca novo papel na Globo
Sábado, 05.07.2025 00h38
Sedec inaugura loja em shopping de Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 00h25
Exposição do agro tem shows nacionais gratuitos em Campo Verde
Sexta-Feira, 04.07.2025 19h00
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso prepara programação especial para as crianças
Sexta-Feira, 04.07.2025 15h05
Sesc Rondonópolis terá três dias de recreação gratuita
Sexta-Feira, 04.07.2025 14h27