Quinta-Feira, 18 de Novembro de 2021, 18h49
PATRIMÔNIO
Fazenda em MT terá antiga senzala reformada
Da Redação
A Fazenda Jacobina, localizada na cidade de Cáceres, é uma das propriedades selecionadas no processo do MT Preservar que irá financiar a recuperação e requalificação de bens imóveis tombados como patrimônio histórico em todo o Estado. O extensionista e turismólogo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Robson Junior Hartmann foi o responsável pela inscrição da propriedade.
A iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), irá oportunizar a realização de uma reforma na sede e na casa do lado, que já foi uma senzala. O resultado foi divulgado na terça-feira (16.11) e trouxe alegria e expectativas para os proprietários que pretendem transformar a fazenda em uma pousada.
O técnico da Empaer conta que realiza assistência técnica na região e ao saber do edital do MT Preservar marcou uma visita na Fazenda Jacobina e apresentou para o filho da proprietária o formulário de inscrição. Logo em seguida foram seguidas todas as etapas do processo conforme o edital. “Após a reforma, com o apoio técnico da Empaer na área de turismo rural, o local se tornará uma pousada, com passeios, um pequeno museu e espaço para eventos, além da montagem do antigo engenho de cana”.
Segundo Robson, a Fazenda Jacobina tem uma importância histórica e cultural para Mato Grosso e não poderia ter ficado de fora. Destacou que todo esforço e correria valeram apena ao dar a notícia a família que ficou em festa, pois há anos vinha buscando algum meio de obter recurso manter e preservar o local.
Adriano de Campos Lara conta que sua família é dona da propriedade há 100 anos e ao longo do tempo ela vem se deteriorando. Por ser tombada como patrimônio o custo de uma reforma é oneroso e ficar muito caro por exigir uma mão de obra especializada. Ele destaca que foi alertado pelo técnico da Empaer sobre o MT Preservar e sua importância. “O Robson me procurou e falou sobre a iniciativa do Governo do Estado em ajudar na recuperação de patrimônios como a Fazenda Jacobina. A partir daí, buscamos juntar todos os documentos necessários para não faltar nada que pudesse inviabilizar”.
Segundo Adriano, com a ajuda financeira será recuperada a fachada, o telhado da sede da fazenda e da casa do lado que mesmo com intervenções, já foi uma senzala, mas ainda existem vestígios da época nos cômodos. “A fazenda foi comprada pelo meu avô e segue na família. Nosso objetivo é transforma-la em uma pousada rural e, com essa ajuda financeira será um start para colocar em prática”.
Antônio Pereira | 19/11/2021 09:09:33
Isso é um absurdo!!! querem trazer de volta o tempo da escravidão. Querem que todos continue lembrando que o negro um dia foi escravo. Chega de racismo!
Rafa | 19/11/2021 08:08:27
Muito espÃrito vagando aà hein xomano...nunca que durmo num lugar desse vote.
Mixtense | 18/11/2021 23:11:47
Fique de olho MP nesses contratos de licitações para essas reformas de "patrimônios históricos" o mundo passando por umas das piores crises financeiras da história, gente passando fome, estradas boas são as terceirizadas que cobram pedágios, e vem o ilustre governador que até pouco tempo queria extinguir a EMPAER, agora vem com esses projetos. Sei não, fiquem de olhos abertos.
Clóvis Cardoso | 18/11/2021 21:09:00
Parabéns Robson pelo trabalho que vem fazendo sobre os destinos e roteiros turÃsticos na grande Cáceres. Esse processo da Fazenda Jacobina sem dúvida é de extrema importância para preservar nossa história.
Fim de semana tem espetáculo, shows e estreias no cinema
Quinta-Feira, 24.07.2025 19h02
Governo de MT realiza arraiá na Arena Pantanal
Quinta-Feira, 24.07.2025 18h04
Festival de Inverno oferece diversas atrações gratuitas
Quinta-Feira, 24.07.2025 17h54
Caveiras Moto Festival é lançado e confirma atrações; veja
Quinta-Feira, 24.07.2025 17h39
Alegria e diversão marcam ‘arraiá’ do centro de convivência em VG
Quinta-Feira, 24.07.2025 16h52