Cultura

Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 19h32

Filé de Pintado à Bororó é eleito prato típico de Cáceres em votação popular

Da Redação

Filé de Pintado à Bororó, assinado por Felipe Américo, é o grande vencedor da 2ª edição de Encantos da Gastronomia - Cáceres, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio de Mato Grosso (Senac-MT). Após vencer várias etapas e chegar à final, o prato foi eleito para representar o município por votação popular. O resultado foi revelado na última sexta (01), no Centro de Eventos "Maria Sophia da Silva Leite", em Cáceres.

Campeão da noite, o chef Felipe conta que é uma alegria representar sua cidade com um prato que remete às raízes e à história do local. “Estou muito feliz e muito agradecido por todos que tornaram a minha vitória possível. É um prato que eu sinto desde o começo que representa a nossa cultura, raízes e nossa gastronomia. Os próximos passos agora são divulgar o prato em outros eventos e que todo mundo possa tirar proveito dessa conquista”, disse o Felipe Américo.

Ficaram em segundo lugar o prato Maria Isabel por Abadia Helena de Jesus Silva e, em terceiro, Carne Seca com Mandioca por Elisabete Duarte Antunes Dutra. A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, destaca a importância desta parceria com o Sistema Comércio.

"Esse é um evento que trouxe para toda população cacerense autoestima, todo mundo quis participar e movimentou a cidade. Elegemos um prato típico, faltava isso para nossa cidade, por ser turística, por ser bicentenária, um rio lindo que chama muitos turistas e não tínhamos essa identidade. Isso fortalece nosso comércio de restaurantes. Parabenizo os envolvidos que organizaram com a parceria do município. É importante quando instituições sérias como a Fecomércio e o Senac promovem um evento tão importante como esse”, afirma a prefeita de Cáceres.

O presidente do Sistema Fecomércio-MT, o empresário José Wenceslau de Souza Júnior, comemora o sucesso da 2ª edição do Encantos da Gastronomia e compartilha que já existem 15 municípios interessados em receber o projeto do Senac-MT. “Nossa primeira edição foi em Barra do Garças, agora viemos para Cáceres, onde assim como no primeiro, o Encantos movimentou a cidade, a economia e a população. A rede hoteleira está cheia com aqueles que vieram prestigiar a final do concurso. Fico feliz com o sucesso do projeto, nós já temos 15 municípios interessados em levar o Encantos para sua cidade. Estamos nos organizando para expandir o projeto em 2026, no próximo ano estaremos em duas cidades no nortão, que são elas Sorriso e Sinop”, explica o presidente da Fecomércio-MT.

O conselheiro do Senac-MT Sebastião Giraldelli, como cacerense, conta que o concurso foi um presente para a cidade. “O evento foi um presente para cidade. Cáceres recebeu esse prato que vai direcionar o seu turismo gastronômico, essa cidade maravilhosa às margens do Rio Paraguai. A expectativa do ano que vem é fazermos dois por ano, junto das prefeituras e câmaras municipais, para que outras cidades recebam seu prato típico”, disse o conselheiro.

Na final, estiveram presentes representando o Senac-MT, as diretoras Lidiane Lino, Melina Bufete, Osmárcia Freitas e Rosana Abutakka. O encerramento, ainda, contou com a apresentação do grupo cultural Flor Ribeirinha.

Encantos

O diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, pondera que o Encantos da Gastronomia é mais que um concurso, ele é uma ação estratégica da instituição. “O projeto é mais do que um concurso culinário: é uma ação estratégica de valorização da identidade local, que impulsiona o turismo, movimenta a economia e fortalece o comércio. Em Cáceres, vimos o quanto a população se engajou, reconhecendo a importância da gastronomia como patrimônio cultural. O sucesso desta edição reforça nosso compromisso em seguir promovendo experiências que unem qualificação, cultura e desenvolvimento regional’, afirmou o diretor.

O Encantos da Gastronomia do Senac-MT é voltado para o desenvolvimento do turismo gastronômico e ao estímulo da atuação na arte culinária. O concurso elege o prato típico do município em que passa, por meio de parcerias com prefeituras e câmaras municipais.

O concurso é realizado em diversas etapas as quais são avaliadas por uma comissão técnica que define os finalistas. A última fase é feita por voto popular, online, a qual elege o vencedor.

Encantos vem para valorizar a cultura gastronômica local, promover capacitação profissional, impulsionar o turismo regional e movimentar a economia local.

Confira também: Veja Todas