Terça-Feira, 26 de Janeiro de 2021, 06h45
Longa-metragem sobre vida e obra de Barão de Melgaço é lançado em Cuiabá
Da Redação
A vida e obra do francês naturalizado brasileiro Almirante Augusto João Manuel Leverger são retratadas no longa-metragem Barão de Melgaço – O bretão cuiabanizado Augusto Leverger, que será lançado nesta semana, em Cuiabá. Realizado pela Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim, o documentário tem pré-estreia nesta terça-feira (26) e lançamento marcado para o sábado (30), no Cine Teatro Cuiabá. Devido às medidas de biossegurança de prevenção à Covid-19, as sessões ocorrem apenas para 100 convidados.
De acordo com o produtor executivo do projeto, José Paulo Traven, o longa conta a trajetória do militar franco-brasileiro, herói da Guerra do Paraguai e presidente da província de Mato Grosso em várias ocasiões. “Trata-se de um trabalho primoroso que integra cinema e animação em uma produção documental, em memória aos 140 anos da morte de Augusto Leverger - patrono na Academia de Letras e no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso”.
Traven explica ainda que para isso, foram entrevistados historiadores e pesquisadores como João Carlos Vicente Ferreira, Suely da Costa Campos, João Antônio Lucídio, Eduardo Mahon, Elizabeth Madureira, Maria Adenir Peraro e Ernesto de Sena.
“Em 93 minutos, os entrevistados destacam fatos e curiosidades sobre o Barão de Melgaço, que foi também historiador e geógrafo e tinha entre seus principais interesses a hidrografia. Ele foi a figura mais importante da literatura mato-grossense de sua época e aumentou sua coleção de prêmios, condecorações e honrarias com o título de Barão de Melgaço, concedido pelo Imperador Dom Pedro II, em 1865, colocando-o no mesmo patamar do Barão de Rio Branco e de Mauá”.
Segundo o escritor e pesquisador Eduardo Mahon, o trabalho mais importante desenvolvido por Leverger foi o conhecimento que ele produziu sobre Mato Grosso. “Além de ter contribuído com o panorama geográfico, como gestor foi responsável pelo primeiro sistema educacional em MT. O plano de cargos e salários de professores, matrícula obrigatória de alunos e, depois, a constituição de uma biblioteca pública foram iniciativas sem as quais a região ficaria ainda mais atrasada do que já era. O heroísmo dele não reside na estratégia nas colinas de Melgaço, mas na labuta persistente por mais estudo".
Em breve, o público poderá ter acesso ao filme em plataformas streaming e tv´s abertas.
Produção local
O elenco conta com Ilto Silva e Marcelo Leal. O roteiro e direção é de Leonardo Sant´Ana, direção de produção de Anna Magalhães e direção de fotografia de Kelven Queiróz. “Além deles, toda a equipe é composta por profissionais de Mato Grosso, uma forma de incentivar e fomentar a produção audiovisual e de cinema no Estado”, destaca Traven.
O filme, viabilizado através de Emenda Parlamentar destinada em 2017 pelo deputado Alan Kardec, é uma produção da Produtora G2 e Terra do Sol Filmes, com realização da Amiscim, Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
Deputado exalta importância da Festança de Villa Bela
Segunda-Feira, 21.07.2025 11h27
Festa leva elite de MT a Chapada em agosto
Segunda-Feira, 21.07.2025 10h18
Governo leva produções de MT para a maior feira de artesanato
Domingo, 20.07.2025 16h52
Filme de Dira Paes será exibido neste domingo em Cuiabá
Domingo, 20.07.2025 15h21
Casamento luxuoso de empresários reúne milionários em Cuiabá
Domingo, 20.07.2025 12h28