Quarta-Feira, 31 de Agosto de 2022, 22h24
TUBERCULOSE
Morte de jovem indígena rapper de MT causa comoção
TV CENTRO AMÉRICA
A morte do jovem Félly Kuikuro, de 21 anos, que fazia parte do grupo de rap indígena “Nativos Mc’s”, do Parque Nacional do Xingu, no norte de Mato Grosso, causou comoção nas redes sociais. Félly morreu, nessa terça-feira (30), em um hospital em Guarantã do Norte, a 776 km de Cuiabá.
Ele tinha sido diagnosticado com tuberculose e estava internado em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva(UTI). De acordo com o selo artístico Azuruhu, o jovem acabou morrendo por causa de complicações no coração.
O enterro do artista aconteceu nesta quarta-feira (31) na Aldeia Afukuri, no Alto Xingu, ao norte do estado. Segundo o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Xingu, Quintanilha da Silva, todos da comunidade estão abalados.
“Ele era um jovem muito atuante na comunidade. Eles estão chocados, ninguém quer enterrar um filho. Isso choca a comunidade e toda a nossa equipe, mas só podemos ter uma noção do que aconteceu com a investigação do óbito, que dura em média 30 dias. Vamos analisar todos os procedimentos feitos e identificar se houve alguma falha”, disse.
Nas redes sociais, familiares, amigos e organizações indígenas prestaram homenagens ao jovem. "Você se foi primo, a sua partida nos deixando imenso sofrimento, somos todos famílias na aldeia Afukuri, que estão sentindo a dor da sua partida. Descanse em paz, primo. Você á raiz do rap do Xingu", disse Macc JB, um dos integrantes do grupo./
O grupo "Nativos MCs" é formado por jovens indígenas da aldeia Afukuri, na qual lutam pelos direitos dos povos originários a partir da música, ecoando a resistência através da arte.
Várzea Grande anuncia seu primeiro festival de pesca
Quinta-Feira, 07.08.2025 19h03
Os Maninhos, stand up e estreias no cinema agitam Cuiabá
Quinta-Feira, 07.08.2025 18h21
Seduc apoia projeto itinerante que leva arte
Quinta-Feira, 07.08.2025 16h57
Cantor sertanejo é atração hoje em Cáceres
Quinta-Feira, 07.08.2025 16h54
Capela Santa Clara é símbolo de paz e fé em MT
Quinta-Feira, 07.08.2025 16h43