Segunda-Feira, 03 de Agosto de 2015, 15h47
Museu de Arte de Mato Grosso exibe produção fotográfica atual
Da Redação
O Museu de Arte de Mato Grosso acelera o passo e entra no ritmo da 5ª edição do Mês da Fotografia, idealizado para reunir fotógrafos amadores e profissionais do Estado em torno da troca de vivências e para momentos dedicados a colocar os conhecimentos em prática.
O lançamento ocorre nesta terça-feira (04.08), às 20h e será marcado por uma exposição que reúne três séries fotográficas do idealizador da empreitada, José Medeiros, e os trabalhos premiados na Maratona Fotográfica de 2014, além de uma projeção de imagens. A mostra segue até o dia 23.
De acordo com Medeiros, as ações primam pelo estímulo à arte da fotografia. “A fotografia ultrapassa os limites da arte e se configura atualmente como um instrumento eficaz de comunicação de massa presente nos celulares e popularizada nas redes sociais. O Mês da Fotografia foi idealizado para multiplicar e fomentar a produção fotográfica em Mato Grosso, difundi-la e inspirar reflexões sobre a fotografia”. Para isso ele aposta na realização do evento com palestrantes de trajetória reconhecida e a Maratona Fotográfica, um concurso de fotografia, cuja prova dura 24 horas.
“O tema da Maratona foi ‘Cuiabá Criativo’, e objetivou explorar o olhar que as pessoas têm sobre a cidade e captar novos cliques. Incentivamos os registros com uma visão criativa sobre a cidade, de uma nova maneira simples e ousada porque, ultimamente, não há tantos registros sobre as mudanças pelas quais passou a cidade e claro, atrair e incentivar pessoas comuns a aderir à arte da fotografia”.
Em outros espaços do museu estarão dispostas fotos das séries “Cracks”, “Retratos Cuiabanos” e “Já Fui Floresta”. “Na primeira delas faço uma abordagem crua, porém antropológica, do submundo dos becos tricentenários de nossa Cidade Verde”, explica.
Já a “Retratos Cuiabanos” revela uma visão bucólica e carismática de personagens da cidade. Por fim, “Já Fui Floresta” retrata a convivência de indígenas com o mundo globalizado. A mostra revela o complexo universo dos índios Ikpeng, residentes do Médio Xingu. Em seu trabalho de pesquisa, o artista ensina os membros dessa etnia a fotografar e trabalha com a valorização dos atributos simbólicos ligados à imagem do índio e às raízes de sua cultura.
Resumindo, o mês de agosto vai ser intenso no Museu de Arte de Mato Grosso, administrado via contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Associação Casa de Guimarães. Visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Noite Gospel terá atrações internacionais
Domingo, 06.07.2025 14h04
Ator cuiabano destaca novo papel na Globo
Sábado, 05.07.2025 00h38
Sedec inaugura loja em shopping de Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 00h25
Exposição do agro tem shows nacionais gratuitos em Campo Verde
Sexta-Feira, 04.07.2025 19h00
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso prepara programação especial para as crianças
Sexta-Feira, 04.07.2025 15h05