Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2019, 11h04
Nova elefanta chegará a MT e viagem tem custo de RS 500 mil
JÉSSICA BACHEGA
Gazeta Digital
A elefanta "Ramba" irá embarcar para Chapada dos Guimarães nos próximos dias. A expectativa é que o animal chegue ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB) no dia 16 de outubro. O transporte de Ramba até o novo lar vai custar cerca de R$ 500 mil.
Durante meses, o Santuário fez campanha de arrecadação de recursos para custear a viagem do Chile até Chapada. Por meio de venda de produtos e doações, a instituição conseguiu angariar o valor para custeio de todas as despesas exigidas para o transporte seguro do animal.
Conforme a assessoria do Santuário, a equipe que acompanhará a elefanta até Chapada estava esperando apenas a chegada da caixa adequada para o transporte para que pudessem iniciar o trajeto. Atualmente, o animal está morando no Parque Safári Rancágua, no Chile.
Ramba foi comprada na Argentina e durante mais de 40 anos trabalhou em diferentes circos. Acorrentada, era forçada a obedecer ordens e participar das apresentações. Somente em 2012 que a historia da elefanta começou a mudar com o engajamento da ONG chilena Ecópolis que soube que a elefanta estava no Chile fazendo apresentações em um circo e começou uma campanha para resgatar o animal. Sua remoção ao Parque Safári Rancágua aconteceu após uma ordem judicial, onde permanece em um pequeno celeiro até hoje.
Segundo a assessoria do SEB, no dia da viagem, a caixa será içada por um guindaste, colocada em uma carreta de transporte e levada por terra por cerca de 97 km até o aeroporto de Santiago, para embarcar no voo rumo ao aeroporto internacional de Viracopos em Campinas. De lá seguirá em um caminhão até o SEB, no rio da Casca, em Chapada dos Guimarães, sempre escoltada pela equipe do SEB e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ramba será a quarta elefanta recebida pelo Santuário. Em 2016, Maia e Guida vieram para Chapada em 2016. A companheira de ambas, Rana chegou no fim de 2018. Porém, Guida morreu em junho desse ano de causas desconhecidas. O corpo foi enterrado no Santuário.
Todos os animais resgatados têm histórias semelhantes: foram comprados e dedicaram a vida ao trabalho circense, sendo maltratadas pelos ex-donos. A trajetória de Ramba pode ser acompanhada pelo site e rede social do Santuário.
Ator cuiabano destaca novo papel na Globo
Sábado, 05.07.2025 00h38
Sedec inaugura loja em shopping de Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 00h25
Exposição do agro tem shows nacionais gratuitos em Campo Verde
Sexta-Feira, 04.07.2025 19h00
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso prepara programação especial para as crianças
Sexta-Feira, 04.07.2025 15h05
Sesc Rondonópolis terá três dias de recreação gratuita
Sexta-Feira, 04.07.2025 14h27