Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014, 14h49
Orquestra de Mato Grosso lança Temporada 2014
Da Redação
Chegando à décima temporada ininterrupta de concertos, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), expande as fronteiras para além dos limites nacionais. Figurar no Anuário Viva Música! 2013 como uma das dez mais representativas orquestras brasileiras - em levantamento sobre a atividade orquestral no país - trouxe ainda mais visibilidade e um convite especial.
Além de transitar pelo território mato-grossense e nacional - com uma apresentação marcada para abril, no Auditório do Ibirapuera (SP) -, a Orquestra é convidada para levar seu “case” a Viena, na Áustria, no “Classical: Next”, um encontro que reúne os principais profissionais da cadeia produtiva do ‘clássico’, com o objetivo de expor sua trajetória ao conhecimento internacional. “Lá estaremos para falar da Orquestra, falar de Mato Grosso e mostrar o trabalho desenvolvido aqui na última década, motivo de orgulho e inspiração para tantos brasileiros”, destaca o diretor artístico e maestro, Leandro Carvalho.
Empenhada ainda pela universalização da música de concerto em Mato Grosso, a Temporada 2014 segue sua trajetória do teatro para a escola e da escola para o teatro, na tradicional série de Concertos Didáticos que atenderá mais 30 instituições de ensino. A obra de Manuel de Falla, O Retábulo do Mestre Pedro, criada a partir do clássico Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, norteará os Concertos Didáticos este ano e terá novamente a participação do ator Sandro Lucose, do Teatro Mosaico.
Abertura da temporada
A série de Concertos Oficiais, realizada regularmente no Cine Teatro Cuiabá, continuará trazendo a Mato Grosso grandes solistas e maestros convidados para a apresentação de repertórios diversificados e criativo. Na abertura da temporada, dias 14 e 15 de março, o grande violonista Yamandu Costa se junta à OEMT para a estreia do seu Concerto de Fronteira, uma obra inédita comissionada pela Orquestra especialmente para a ocasião. Outros nomes de destaque como o mestre violeiro Ivan Vilela, o violinista Oliver Yatsugafo e o maestro Miguel Campos Neto também farão partes dos concertos deste ano.
Os Concertos Oficiais, realizados no Cine Teatro Cuiabá, em 2014 apresentarão programas (repertórios), com direito a estreia de uma composição que reverencia a tradição oral musical dos cururueiros, escrita pelo compositor Danilo Guanais para orquestra e coro masculino. A temporada também destaca personagens da música mato-grossense como Vicente dos Santos, resultado do trabalho de investigação e pesquisa sobre a música de Mato Grosso. São poucos os registros sobre a vida e a obra deste e outros compositores.
Ano após ano, a Orquestra vem realizando uma espécie de “revival” de importantes personagens da tradição musical de Mato Grosso – caso de José Agnello Ribeiro, Tote Garcia, Mestre Albertino, Levino Conceição e agora, Vicente dos Santos -, recuperando parte importante da memória musical do Estado.
Homenagem
A série de Oficiais também prestará homenagem aos 100 anos do compositor polonês Andrzej Panufnik, apresentando o Concertino para tímpano, percussão e cordas, apresentará obra fundamentais do repertório erudito, como a Sinfonia de Câmara de Dmitry Shostakovich, a Serenata de Edward Elgar, Idilio de Siegfried de Richard Wagner e a Serenata de Antonín Dvořák.
A Orquestra comemora a parceria com o selo Kuarup, responsável por um dos mais ricos acervos de música brasileira, para lançar o CD “Calidoscopio” – com recriações da obre do mineiro Flausino Vale -, gravado em 2011 com os solistas Emmanuele Baldini e Roberto Correa, e relançar os discos anteriores. As gravações seguem este ano com dois novos discos, um com Yamandu Costa, que será realizado em março, logo após os Concertos Oficiais, e outro com Ivan Vilela, a ser gravado após os concerto de encerramento da Temporada 2014.
Imagens em foyer
Este ano, a Orquestra do Estado de Mato Grosso continua o diálogo com outras artes. Nomes importantes da fotografia brasileira contribuíram com o “Programa de Concerto 2014” e terão suas imagens expostas no foyer do Cine Teatro. Imagens de Rai Reis, José Medeiros e Izan Petterle retratam o cotidiano, as belezas naturais e a cultura popular do Estado, dialogando com os repertórios da série de Concertos Oficiais.
As três principais séries de concertos - Oficiais, Didáticos e Populares - são realizadas em conjunto com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo a Cultura e têm os patrocínios do Instituto Votorantim, Votorantim Cimentos, Agro Amazônia e Agro Amazônia John Deere. Para a realização da Temporada 2013 a Orquestra tem ainda o apoio cultural da TV Centro América, Amazon Plaza Hotel, Fisk Inglês e Espanhol, Localiza e Soul Propaganda.
Consulte a programação completa da Temporada 2014 em www.orquestra.mt.gov.br
Centro histórico de Cuiabá vira roteiro de romaria contemporânea
Sábado, 10.05.2025 08h56
Museu de Arte Sacra realiza programação especial em Cuiabá
Sábado, 10.05.2025 08h31
Mato-grossense é o 1º brasileiro aceito por QI
Sexta-Feira, 09.05.2025 18h05
Receita de Família: paçoca de banana verde é símbolo
Sexta-Feira, 09.05.2025 14h14
Empresária é condenada à prisão por desviar R$ 220 mil em Cuiabá
Sexta-Feira, 09.05.2025 11h04