Sexta-Feira, 21 de Março de 2025, 16h10
PREVENÇÃO COMEÇA NA ESCOLA
Primeira etapa termina com apresentações em Nova Canaã do Norte
Da Redação
A primeira etapa do projeto Prevenção Começa na Escola em 2025 terminou nesta sexta-feira (21), com duas apresentações da peça teatral “Inocentes Pétalas Roubadas” na quadra da Escola Municipal Edson Ferreira de Carvalho, em Nova Canaã do Norte (a 699 km de Cuiabá). Esta semana, centenas de alunos foram beneficiados pela iniciativa da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, do Ministério Público de Mato Grosso. O projeto visitou também os municípios de Apiacás e Paranaíta.
“O projeto ‘Prevenção Começa na Escola’ foi a maneira encontrada pelo MPMT, em parceria com a Cia. Vostraz, de percorrer todo o estado de Mato Grosso levando informações fundamentais para crianças e adolescentes. Estamos completando mais de 65 municípios atendidos, incluindo cidades a mais de mil quilômetros de distância da capital, como Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia e São José do Xingu. E agora, nessa primeira temporada do ano, atendendo cidades que ficam a praticamente 900 quilômetros de Cuiabá”, contou o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado.
Conforme o titular da Procuradoria Especializada, o projeto contribui para aproximar o MPMT da população, visando levar informação, esclarecimentos e conhecimento aos profissionais da educação, autoridades locais e, especialmente, ao público infanto-juvenil. “Com a peça, por meio de uma linguagem lúdica, que emociona e prende a atenção da plateia, conseguimos resultados extraordinários, muito melhores do que em uma palestra, por exemplo. O teatro e a arte têm uma linguagem mais próxima para as crianças e adolescentes”, considerou.
O procurador de Justiça reforçou ainda que o projeto está completando sete anos de apresentação e de estradeiro, com mais de 300 apresentações teatrais. “É um sucesso total. Além de emocionar o público, o Ministério Público atua na prevenção e também estimula a denúncia de práticas nocivas dentro e fora do ambiente escolar como bullying e qualquer tipo de violência, principalmente abuso sexual contra crianças e adolescentes”, afirmou.
Em Nova Canaã do Norte, as apresentações foram organizadas pelo promotor de Justiça Alvaro Padilha de Oliveira. “A peça ‘Inocentes Pétalas Roubadas’ foi muito bem aceita por toda a população e trouxe temas muito importantes, especialmente a exploração e o abuso sexual infantil, os quais precisamos prevenir por meio da educação, conscientização e estímulo à denúncia”, apontou.
A secretária municipal de Educação, Rosangela Santos, destacou a importância da iniciativa para crianças e adolescentes. “De uma forma lúdica, a peça traz algumas realidades que são muito difíceis para toda a sociedade e que acontecem em todos os lugares. Acredito que essas apresentações darão um bom resultado aqui no nosso município. Por isso quero agradecer ao Ministério Público por essa iniciativa e esses cuidados com as nossas crianças”, salientou.
O investigador de polícia André Lacerda disse estar muito feliz por participar do Prevenção Começa na Escola e agradecido por saber que existem projetos como esse, para que as crianças possam entender melhor o abuso infantil e, consequentemente, buscar ajuda.
Cronograma - Para 2025, estão previstas 32 apresentações da peça, em 16 municípios, durante cinco etapas. Na próxima semana, o projeto contemplará Matupá (25/03), Marcelândia (26/03), Itaúba (27/03) e Feliz Natal (28/03). A partir de abril, serão visitados Juara (09/04), Porto dos Gaúchos (10/04) e Tabaporã (11/04) na terceira etapa, e Porto Alegre do Norte (15/04) e São José do Xingu (16/04) na quarta etapa. As últimas apresentações serão realizadas em Ribeirão Cascalheira (22/04), Canarana (23/04), Campinápolis (24/04) e Novo São Joaquim (25/04).
A montagem atual da peça “Inocentes Pétalas Roubadas” tem no elenco Maicon D'Paula, que é o diretor da Cia. Vostraz, e os atores Jorge Fernandez, Safiri Viscony e Fernanda Acosta.
30ª Feira acontece neste sábado em Cuiabá
Sábado, 09.08.2025 02h23
Festival tem pagode e sertanejo nesta sexta
Sexta-Feira, 08.08.2025 17h16
Ingresso solidário do parque de diversões do 42º FIPe chega a quem mais precisa
Sexta-Feira, 08.08.2025 17h15
Sesc-MT em Cuiabá oferecem programação literária sobre dia dos pais e folclore
Sexta-Feira, 08.08.2025 12h52
Várzea Grande anuncia seu primeiro festival de pesca
Quinta-Feira, 07.08.2025 19h03