Sábado, 28 de Março de 2020, 10h10
Projeto de alunos do IFMT que transforma restos de comida em álcool em gel é finalista
G1
Os alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, são finalistas da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada pela Universidade de São Paulo (USP). Eles desenvolveram álcool em gel a partir de restos de comida. O resultado final deve sair até 4 de abril deste ano.
O projeto de pesquisa “Produção de álcool em gel a partir de resíduos vegetais oriundos do restaurante escolar do IFMT” foi apresentado devido à pandemia da Covid-19. A competição acontece desde segunda-feira (23).
O produto foi desenvolvido por quatro estudantes do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. O trabalho de pesquisa, desenvolvimento e produção foi realizado no campus de Cáceres pelos alunos Francielly Pasquali de Oliveira, Karen Priscila Barbosa da Rocha, Maycon Jhones Pereira Freitas e Samira Lourena Alpino Moreira.
O projeto é coordenado e orientado pelos professores Admilson Costa da Cunha e Cristian Jacques Bolner de Lima. Os alunos e professores pensaram numa forma de transformar os restos de comida, como cascas e restos de frutas que sobrava no restaurante do instituto em algo que fosse útil. Com isso, nasceu o objetivo de usar o produto para a higienização das mãos no próprio restaurante. “Nós da área de alimentos sabemos que os manipuladores necessitam cumprir com as boas práticas, dentre elas está a higienização das mãos antes de dar início ao processo de manipulação dos alimentos, o qual na maioria dos restaurantes é muito utilizado o álcool em gel”, explica Admilson.
Nas atuais circunstâncias de pandemia com a Covid-19, o professor ressalta a importância da produção do bioetanol em gel a 70% a partir dos resíduos vegetais pela eficiência na higienização das mãos. A produção é uma alternativa para a sustentabilidade com o aproveitamento dos restos de comida que geralmente seriam descartados, segundo ele.
Nesta edição da competição, as atividades são realizadas à distância, via internet, como medida de prevenção da proliferação do novo coronavírus. Samira, que tem 17 anos, contou que o produto é uma forma de beneficiar quem frequenta e trabalha no restaurante. “A higienização das mãos evita-se pegar qualquer tipo de bactérias e poupa-tempo com a limpeza, que seria com o sabão. Além disso, ele não possui nenhum tipo de elemento químico que poderia causar algum tipo de alergia ou agressão à pele”, disse.
O bioetanol é um combustível obtido por meio da fermentação controlada e da destilação de resíduos vegetais, como o bagaço da cana-de-açúcar, hortaliças, trigo, milho ou cascas de frutas. Os produtos passam por processos físico-químicos, como deslignificação, fermentação, destilação, até se transformarem no produto.
Os projetos na feira são avaliados por um comitê formado por professores universitários, doutores, estudantes de pós-graduação e especialistas. Os vencedores ganharão troféus, medalhas, certificados, estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.
A equipe conta que a proposta do projeto é que o produto seja todo revertido para uso no próprio restaurante. Eles explicam que extremamente necessário a antes do preparo dos alimentos, a higiene pessoal dos manipuladores e cuidados como a desinfecção das mãos.
Em novembro de 2019, os estudantes conquistaram o primeiro lugar na Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, na categoria Desenvolvimento Tecnológico realizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O trabalho de pesquisa dos alunos concorrem também ao Prêmio Votação Popular na Mostra Virtual de Projetos pela 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Para votar é só clicar e curtir o projeto dos alunos do IFMT na página da internet.
Noite Gospel terá atrações internacionais
Domingo, 06.07.2025 14h04
Ator cuiabano destaca novo papel na Globo
Sábado, 05.07.2025 00h38
Sedec inaugura loja em shopping de Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 00h25
Exposição do agro tem shows nacionais gratuitos em Campo Verde
Sexta-Feira, 04.07.2025 19h00
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso prepara programação especial para as crianças
Sexta-Feira, 04.07.2025 15h05