Quarta-Feira, 19 de Março de 2025, 14h33
ENTRADA GRATUITA
Sebrae/MT inaugura exposição de obras mato-grossenses no Museu Nacional
Mais de 200 obras ficarão expostas até o dia 11 de maio
Da Redação
Uma exposição com obras de 50 artistas mato-grossenses foi aberta, nesta terça-feira (18), no Museu Nacional da República, em Brasília, com mais de 200 peças que ficarão expostas até o dia 11 de maio. A ação pioneira, promovida pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), tem como objetivo divulgar a rica diversidade cultural mato-grossense e também celebrar os 50 anos da instituição no Estado.
Com o tema: ‘Lírica, Crítica e Solar: artes visuais em Mato Grosso’, a ação conta conta com a parceria do Sebrae Nacional, do Governo do Distrito Federal e do museu. A entrada para visitação é gratuita.
“Nosso povo é um povo trabalhador, é um povo empreendedor, é um povo resiliente, mas é também um povo com a expressão da alma mais bonita do planeta. O Brasil é uma riqueza imensa da sua produção cultural. E Mato Grosso está dando uma lição, uma aula magna a todos nós ao trazer esse momento para a Capital brasileira”, avaliou o presidente Nacional do Sebrae, Décio Lima.
O Presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MT, Jonas Alves, engrandeceu a exposição ao destacar que o acervo cultural do Estado está disponível em um espaço mundialmente conhecido. “É de uma riqueza imensa esse acervo e a proposta protagonizada pelo Sebrae/MT é uma quebra de paradigma”, disse.
Para a diretora-superintende do Sebrae/MT, Lélia Brun, a concretização da exposição enaltece ainda mais a história do estado, que é reconhecido por suas belezas naturais e, agora, conquista um novo olhar para os artistas e a cultura do povo mato-grossense.
“O nosso desejo é que a nossa cultura e arte ultrapassem as fronteiras e voem alto para alcançarem lugares de destaques nos museus, galerias e nos corações dos colecionadores brasileiros e estrangeiros. Trabalhamos pela valorização da nossa história e da nossa identidade artística, que é tão rica”, destacou.
“Pela primeira vez o estado ocupa o espaço do Museu Nacional e este feito é realizado no mesmo ano que o Sebrae comemora 50 anos de serviços prestados”, destacou o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini.
Sobre a exposição
A exposição tem a curadoria de Divino Sobral e Laudenir Gonçalves, com assistência de curadoria de Rosana Schmitt e expografia de Guilherme Isnard. O processo curatorial escolheu obras e artistas de oito municípios mato-grossenses, Cuiabá, Canarana, Chapada dos Guimarães, Guiratinga, Nobres, Rondonópolis, Rosário do Oeste e Várzea Grande, contemplando técnicas como pintura, aquarela, escultura, objetos, cerâmica, fotografia e documentário.
As peças foram selecionadas a partir de 16 acervos, incluindo três institucionais, três comerciais e 10 privados. As obras estão disponíveis na exposição em sete núcleos temáticos: Ancestralidade indígena e indigenismo, A natureza: entre a pujança e a devastação, A presença da arte popular, Conexão com a religiosidade, A cidade de Cuiabá e a cuiabania, O povo mato-grossense e O grande Mato Grosso.
Além das artes, os visitantes poderão conferir documentários durante o passeio cultural, entre eles, Gervane 60, O Voo de Regina Pena, Paulo Pires: Pedras do Meu Caminho, Se Essa Rua Fosse Nunes, Sou Capim Navalha e Uterus Mundus.
Homenagens
A exposição ainda presta homenagem a quatro personalidades femininas de grande relevância para a história da arte em Mato Grosso: Aline Figueiredo, Dalva de Barros, Maria Lygia de Borges Garcia e Magna Domingos. Além disso, destaca a obra de Inês Correa da Costa, primeira artista mato-grossense a alcançar projeção nacional.
No total, 31 artistas vivos 19 falecidos terão suas obras exibidas, consolidando a exposição como um tributo à rica produção artística do Estado. Dessa forma, o evento busca fortalecer e dar visibilidade ao trabalho de artistas, estudiosos e incentivadores da arte, reconhecendo a contribuição deles para a cultura mato-grossense e nacional.
Saiba mais sobre a exposição AQUI.
Impressionante | 20/03/2025 08:08:50
Legal demais! O museu fica em BrasÃlia e em MT não vai ter exposição... kkk
Dupla sertaneja elogia atuação de Virginia Mendes em MT
Domingo, 27.07.2025 11h38
Arraiá da Cidadania leva mais de 10 mil pessoas à Arena Pantanal
Sábado, 26.07.2025 17h43
Shopping celebra o Dia dos Avós com oficina gastronômica
Sexta-Feira, 25.07.2025 18h52
Fim de semana tem espetáculo, shows e estreias no cinema
Quinta-Feira, 24.07.2025 19h02
Governo de MT realiza arraiá na Arena Pantanal
Quinta-Feira, 24.07.2025 18h04