Terça-Feira, 12 de Agosto de 2025, 17h05
SEGURA PEÃO
TCE articula recursos para rodeios em MT
Da Redação
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, mediou, nesta terça-feira (12), o diálogo entre representantes do rodeio cutiano e da Assembleia Legislativa (ALMT), buscando a garantia da realização da modalidade em todos os municípios do estado, independentemente do número de habitantes. A discussão foi motivada por uma alteração na Lei Estadual 12.757/2024, que retirou a obrigatoriedade da modalidade em cidades com menos de 15 mil habitantes. “O Estado dá dinheiro, hoje é R$ 600 mil, para que o município organize uma exposição. Mas o dinheiro é público e tem que ir para todos os municípios”, explicou Sérgio Ricardo.
Em reunião com tropeiros, locutores, peões, donos de tropa e competidores e com o deputado estadual Beto Dois a Um, o presidente destacou a importância do consenso para resolver o impasse. “Nenhum município vai ficar de fora e a lei vai ser interpretada como deve ser interpretada”, acrescentou.
Na ocasião, o deputado Beto Dois a Um disse que irá dialogar com os autores da lei original para restabelecer o texto como era antes da alteração, salientando que o rodeio movimenta a economia, gera renda, emprego e oportunidades. “Sei a importância do rodeio para a manutenção da vida de muita gente. O rodeio movimenta a economia, gera renda, emprego e oportunidade. Vou dialogar novamente para que a gente restabeleça a lei como era antigamente, para que a gente valorize não só o rodeio em touros, mas também o rodeio cutiano”, afirmou.
Idealizador da proposta que instituiu a obrigatoriedade da modalidade, João Teodoro ressaltou a importância da mobilização para garantir a continuidade da tradição em Mato Grosso. “Só temos a agradecer ao Sérgio Ricardo, que está acionando os prefeitos para garantir o cutiano nos eventos, que estava praticamente morto no estado.”
O tropeiro Orlando Chaves lembrou que, embora a lei original tenha sido aprovada por unanimidade e sancionada pelo governador, não vem sendo cumprida por alguns prefeitos. “Nós somos o celeiro da pecuária, celeiro do agro. Tenho certeza de que todos os deputados e o conselheiro Sérgio já nos deram a vitória. A gente só tem gratidão.”
O presidente do Sindicato dos Locutores, Romário Filho, reforçou que a articulação traz esperança à categoria. "Nós já estivemos em outra reunião com o presidente Sérgio Ricardo, ele nos recebeu e nos deu um norte. Agora ele nos trouxe novamente a esperança de que iremos vencer."
Rodeio Cutiano
O rodeio cutiano é uma das modalidades mais antigas e tradicionais do país. Nela, o competidor (peão) monta um cavalo e é avaliado pela forma como se mantém durante oito segundos, com ênfase nas “esporadas” que dá no cavalo. Diferentemente de outras modalidades de rodeio, como a montaria em touros, o cutiano valoriza a técnica do peão e sua capacidade de interagir com o cavalo.
Pedro Paulo | 13/08/2025 09:09:03
Vão ter que criar uma linha de crédito com juros baixos para que apareçam novos tropeiros! porque não existe tropas de cavalos em MT para realizar Rodeio de Cavalos em todos os municÃpios! Até as TROPAS DE BOIS tão muito ruins no Estado de MT! mesmo sendo o maior rebanho do Brasil!
Procon faz "batida" em cinema após denúncias em Cuiabá
Quarta-Feira, 13.08.2025 08h59
Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico recebe secretário na Câmara de Cuiabá
Terça-Feira, 12.08.2025 14h56
Maysa Leão destaca, na tribuna, o Festival Criança Dança
Terça-Feira, 12.08.2025 14h54
Proposta proíbe licenças e alvarás que expõem crianças em eventos e shows
Terça-Feira, 12.08.2025 14h46
Festival de Teatro traz espetáculos, intervenções artísticas e oficinas
Terça-Feira, 12.08.2025 14h15