Cultura

Quarta-Feira, 03 de Junho de 2015, 20h37

Uso inadequado de instrumentos pode contribuir para problemas de saúde

Da Redação

O uso adequado dos instrumentos musicais, associado à manutenção técnica constante, pode evitar problemas de saúde como, náuseas, dores de cabeça e até mesmo doenças respiratórias. Essas foram algumas das orientações repassadas a aproximadamente 150 músicos militares, durante um workshop promovido pela Polícia Militar de Mato Grosso por meio do Corpo Musical, em Cuiabá. 

Durante o evento, o palestrante Araken Busto também falou sobre a importância de manter seu instrumento sempre bem cuidado. “Os equipamentos dos músicos de banda, na sua grande maioria, são stante propícios para proliferação de bactérias, por serem úmidos, quentes e escuros. Por isso a importância de o profissional estar atento às condições adequadas”, explicou o representante da Yamaha (empresa de equipamentos musicais de São Paulo). 

O comandante do Corpo Musical da PM, Agenor Gomes Neto Filho, destacou que as orientações repassadas vão contribuir no cotidiano dos músicos. “Foram informações bastante úteis, que muitos deles não tinham real conhecimento sobre o que a falta de um cuidado adequado pode causar no próprio músico”, disse. 

Segundo Neto, foi a primeira vez que os policiais contaram com esse tipo de orientação, voltada para as técnicas adequadas de manutenção e montagem de instrumentos. “Os nossos músicos terão a oportunidade de verificar os diversos benefícios e malefícios causados pelo uso inadequado ou não de seus instrumentos de trabalho”, enfatiza Neto. 

Foram convidados para o evento músicos que compõem o Corpo Musical do Exército e a Banda do Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso, além de músicos civis, parceiros em apresentações culturais e formaturas militares.

Confira também: Veja Todas