Quinta-Feira, 10 de Fevereiro de 2022, 15h40
RECOMENDADO
Cochilar ao longo do dia faz bem para o organismo?
Metrópoles
Você já sabe que noites de sono mal dormidas induzem à perda de massa muscular, ganho de gordura e problemas cardiometabólicos, entre outros imbróglios. Tanto que um dos motivos pelo qual você não consegue emagrecer e melhorar a estética pode ser a falta de sono.
São diversas as razões que podem estar te atrapalhando a dormir no horário regular, como trabalhar até tarde, ansiedade, preocupação, barulho externo ou insônia.
A boa notícia é que se você tiver um tempo livre ao longo do dia e conseguir tirar um cochilo, isso será muito valioso para a sua saúde. Você vai se sentir renovado, conseguirá recuperar a noite de sono perdida e ainda irá melhorar o seu desempenho para as atividades físicas.
Um estudo realizado no ano passado buscou entender os efeitos dos cochilos no desempenho físico e cognitivo dos atletas. A maior parte das pesquisas já feitas nessa área confirma que o pequeno repouso no meio do dia melhora o desempenho físico em atividade de curta duração, de endurance e na habilidade motora.
Além disso, tirar um cochilo também dá um boost no tempo de reação, atenção e memória de curto prazo. Os autores destacam que tanto o cochilo de recuperação (para recuperar uma noite mal dormida) quanto o profilático (para prevenir alterações geradas por mudanças no ciclo circadiano) podem ser benéficos.
A recomendação é que os cochilos durem pelo menos 1,5h para recuperar uma noite mal dormida e se mantenha pelo menos 1 hora entre o final do cochilo e a atividade, para você não ficar se sentindo sonolento.
Morre Mauricio Silveira, ex-ator da Globo, aos 48 anos
Domingo, 03.08.2025 18h00
Cantora vai fazer macumbinha para Trump deixar o Brasil em paz
Domingo, 03.08.2025 10h00
Morango do amor em edição de luxo vendida a R$ 2.100 esgota em SP
Domingo, 03.08.2025 05h00
Sem querer, apresentador exibe nude durante programa
Domingo, 03.08.2025 04h00
Disputa de herança impede venda da casa de Cid Moreira
Sábado, 02.08.2025 23h00