Curiosidades

Domingo, 11 de Novembro de 2018, 10h59

LENDA OU VERDADE

Conheça 8 lugares mal assombrados de Cuiabá

GURU DA CIDADE

 

 

Quem nunca se assustou ao ouvir um barulho estranho em casa? Ou passou medo ao ouvir histórias sobre algum lugar sinistro? Parte do imaginário coletivo, o medo e até a curiosidade pelo sobrenatural fazem parte da vida da maioria das pessoas, mas pode até ser considerado doença, a espectrofobia, que é o medo irracional de fantasmas, até mesmo em filmes e programas de TV. Para aqueles que são curiosos, o Guru da Cidade preparou um pequeno guia com sugestões de lugares que possuem histórias tenebrosas em Cuiabá.

Confira a nossa lista assombrada:

1 – Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores da Capital, localizada na rua Barão de Melgaço, foi a primeira Assembleia Legislativa do estado e, dizem os boatos que durante a noite é possível escutar barulho de correntes sendo arrastadas, gemidos e até vozes de pessoas que trabalham no local e já morreram. Durante o dia, o prédio seria um local tranquilo, porém, quando as portas se fecham e anoitece, começam os sons e pedidos de ajuda.

2 – Casarão Mal Assombrado do Bandeirantes

Uma casa localizada na bifurcação entre as ruas Diogo Domingos Ferreira e Manoel Garcia Velho, no bairro Bandeirantes, é cercada de mistérios e assombração, segundo contam os vizinhos e também quem passa pelo local. A casa pertenceu à professor Ana Maria do Couto e há quem diga ter ouvido som de copos de vidro brindando, música, gritos e até objetos arremessados em direção à rua.

3 – Igreja Matriz

Localizada no Centro da Capital, a Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá, mais conhecida como Igreja Matriz, teve sua primeira construção em 1722 e ao longo do tempo sofreu grandes transformações, com demolição do prédio em 1964. O que não mudou foi a cripta com restos mortais de personalidades históricas como Pascoal Moreira Cabral e Miguel Sul, que assombrariam o local durante a noite.

4 – Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Construído em 1909, como Escola de Aprendizes e Artífices de Mato Grosso, que na década de 1990 passou a ser chamada de Escola Técnica Federal (ETF) e hoje é Instituto Federal, o prédio da escola é cercado por mistérios. Em um dos vídeos gravados durante a madrugada no IFMT, portas rangem e batem mesmo sem vento e é possível escutar sons de cadeiras sendo arrastadas, além de barulhos de material triturado.

5 – Palácio Alencastro

A sede da Prefeitura de Cuiabá foi construída em 1959, substituindo o Palácio presidencial, que foi sede do governo de Mato Grosso desde o Império até o início da República. Porém, as assombrações que vagariam pelo prédio são de pessoas que foram torturadas e mortas no subsolo onde durante a Ditadura Militar funcionava o Departamento de Ordem Política e Social (Dops).

6 – Cemitério da Piedade

O Cemitério Municipal Nossa da Piedade, também conhecido como Cemitério da Boa Morte, está localizado no Centro de Cuiabá e moradores da região afirmam já terem visto “visitantes” saindo pelos portões durante a madrugada. Fundado em 1815, o Cemitério foi o destino final de ilustres mato-grossenses como almirante Augusto João Manuel Leverger, o Barão de Melgaço, e o ex-governador Dante de Oliveira.

7 – Ginásio Aecim Tocantins

O Ginásio Aecim Tocantins, localizado ao lado da Arena Pantanal também é palco de um fantasma que já foi citado nessa lista. Ana Maria do Couto, a May, era esportista e professora de Educação Física e teria frequentado muito o Ginásio e após a sua morte, em 1971, diz a lenda que é possível escutar seus gritos de dor.

8 – Beco do Candeeiro

Uma pequena viela, paralela à avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), foi uma das primeiras ruas de Cuiabá a receberem iluminação com candeeiros, objeto que deu o nome ao Beco. Em 1998, o local foi cenário do assassinato de três adolescentes por um policial e nesse lugar, as almas dos meninos vagariam em lamúria pela morte precoce.

 

Comentários (13)

  • Melcia |  12/11/2018 19:07:00

    Esqueceram de falar da " MULHER DE ALGODÃO " do ginásio do colégio Liceu Cuiabano

  • alessandra |  12/11/2018 16:04:11

    onde hj é a câmara de vereadores, era o campo de Ourique, local de muitas manifestações contra o governo imperial e republicano antigamente

  • André  |  12/11/2018 14:02:25

    Povo medroso kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vou mandar chamar os caças fantasmas pra vc kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tem que ter medo de quem ta vivo e não de quem ta morto povo feeeeeiiiiioooooooooooooooooo

  • celio ferreira macedo |  12/11/2018 14:02:16

    Concordo apenas com a câmara municipal de Cuiabá e de minha querida Rosário Oeste.É assombrada não pelos mortos e sim pelos vivos.

  • Rosino(chirrão) |  12/11/2018 13:01:08

    A CÂMARA DE VEREADORES!!! DEVIDO AO ENORME NÚMERO DE "RATOS HUMANOS (corruptos)" QUE Jà PASSARAM POR LÃ..

  • Mendonça |  12/11/2018 11:11:37

    O Unico Lugar desses que Eu Acredito é a Camara de Vereadores

  • Moacir - VG |  12/11/2018 08:08:28

    Nesse beco do Candeeiro não acredito que seja as almas dos meninos assassinados, e sim dos (pelo menos) 30 noiados que ficam por lá todos os dias, lamentável aquela situação que os poderes públicos (municipal e estadual) simplesmente fecham os olhos.

  • Sara guarim |  11/11/2018 23:11:27

    Nao acredito em assombracoes.sou cuiabana morava no centro de cuiaba.meu irmao ainda mora. nunca em minha vida vi nada disso.perto da câmara dos vereadores na madrugada dá pra ouvir gritos barulhos.isso eu vi.mas veja bem ali atrás câmara tem um hotel e tem do outro lado um posto e virando 20metris tem um barzinho cheio de jovens que bebem e dançam .o barulho PODE vir do hotel.porque eu ouvi.pode ser dentro da câmara.ou os jovens andando na rua

  • José Carlos da Silva |  11/11/2018 23:11:13

    Certa noite, há uns 15 anos, caminhava na calçada ao lado do casarão, quando vi uma mulher vestida de branco. Quando me aproximei, ela foi em direção ao portão. Corri atrás e, para minha surpresa, o portão estava fechado e não vi ninguém.

  • Alex de Almeida Rodrigues  |  11/11/2018 21:09:28

    É verdade trabalhei no restaurante popular da barão de Melgaço durante 3 anos e durante o dia tranquilo e normal, mas durante a noite é difícil sons de pessoas correndo e abrindo portas e levantando tampa dos freezers duvido alguém passar uma noite nesse local !

  • Uziel Morais Oliveira  |  11/11/2018 20:08:20

    Na minha opinião faltou um velho casarão ao lado da ponte do rio coxipo. (Sentido centro bairro) Hj funciona uma churrascaria

  • EDUARDO PÓVOAS |  11/11/2018 19:07:32

    A GRANDE PROF. ANA MARIA DO COUTO (MAY) TERIA FREQUENTADO O GINÃSIO AECIM TOCANTINS? QUANDO? EM QUE ÉPOCA? AH Dà LICENÇA. MAY MORREU MUITOS ANOS ANTES DE SER CONSTRUIDO O AECIM TOCANTINS. TEM QUE TER CONHECIMENTO DE CAUSA PARA ESCREVER.

  • nilza Alves Ferreira francisco |  11/11/2018 14:02:58

    não mal assombrado ja vivemos assombrado com nossos governantes estes sim São assombração olha a onde está as assombrações.

Confira também: Veja Todas